Gestão do DCE tem primeira reunião com a Reitoria

A reunião foi chamada pela Reitoria e contou com a presença de quatro pró-reitorias.

Na pauta, estiveram questões sobre o Plano Diretor da universidade, aprovado em dezembro de 2009, o projeto do Corredor Cultural e demandas estudantis levantadas no último encontro do Conselho de Entidades de Base (CEB).

Foi a primeiro encontro entre a Reitoria e a atual gestão do DCE, eleita no final do ano passado.

‘Dessa forma, viabilizamos um ponto de contato, para esclarecer questões, apresentar propostas, enfim, abrir a pauta da UFPR para a comunidade’, ressaltou Zaki Akel.

Na reunião, o reitor foi questionado pelos estudantes sobre o andamento do projeto do Corredor Cultural. ‘Para nós, isso ainda não está claro. O projeto foi amplamente divulgado em meios institucionais, mas não há nele ninguém representando os estudantes’, solicitou Gustavo Godoy, membro de DCE e estudante de Ciências Sociais.

O reitor começou por relatar o histórico do projeto de revitalização do Prédio Histórico da UFPR. Segundo Zaki Akel, um pré-projeto já está sendo desenvolvido por arquitetos da universidade e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

A intenção preliminar é manter nas instalações os cursos de Direito e os ligados às artes e à cultura, preservando ali atividades abertas à comunidade em geral e acomodando os museus da UFPR. Para tanto, o curso de Psicologia já foi convidado a ocupar instalações no novo campus da universidade, no bairro Rebouças. ‘Mas isso é um convite. Não vamos dar ordem de despejo para ninguém’, assegurou o reitor.

A revitalização do Prédio Histórico é o primeiro passo no projeto do Corredor Cultural, que inclui também a reforma do complexo da Reitoria, que deve passar a acomodar todas as pró-reitorias da universidade, com exceção da Gestão de Pessoas, que já tem prédio próprio.

A partir daí, a UFPR pretende ‘animar’ o espaço da cidade entre as duas instalações, com a participação de toda a comunidade acadêmica. ‘Nossa ideia é promover uma sinergia, um espaço com teatro, música, exposições itinerantes, entre outras coisas’, afirmou Zaki Akel.

Por fim, o DCE recebeu do reitor a garantia de uma ampla discussão com a comunidade, assim que o projeto preliminar de revitalização do Prédio Histórico estiver nas mãos da Reitoria.

Plano Diretor

Dentro do Plano Diretor, a questão das moradias estudantis foi o principal ponto em pauta. A pró-reitora de Assistência Estudantil, Rita de Cássia Lopes, garantiu ao DCE que a atual demanda está sendo atendida.

Para este ano, a universidade garantiu, com pagamento antecipado, 208 vagas em casas de estudantes.

Além disso, a UFPR está promovendo o fortalecimento do sistema de bolsas, incluindo as bolsas-moradia. ‘Saímos de pouco mais de 300 alunos atendidos no ano passado, para 546 este ano, incluindo as bolsas e as vagas em casas de estudantes’, ressaltou a pró-reitora.

Reunião entre membros da direção do DCE e da administração da UFPR

Dirigentes do Diretório Central dos Estudantes, durante a reunião

O reitor Zaki Akel Sobrinho