Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Fórum discute importância da inovação para a sociedade

‘Olhe ao seu redor: praticamente tudo o que você vê foi criado a partir do sonho de alguém.’ Apostando na ideia de que a inovação move o desenvolvimento da humanidade, Ozires Silva, reitor do Centro Universitário Monte Serrat ─ Unimonte, ministrou a palestra de abertura do Fórum Empreendedorismo e Inovação 2011, realizado no Teatro da Reitoria da UFPR.

Organizado pela Rede Educacional de Empreendedorismo e Inovação da UFPR (Repe) e pela Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação, o Fórum faz parte da Semana Global do Empreendedorismo, movimento internacional que ocorre todos os anos, durante o mês de novembro, e que só no ano passado reuniu mais de 41 mil organizações movidas pelo mesmo objetivo: despertar o espírito empreendedor na sociedade.

Ex-presidentes de empresas como a Petrobrás, a Embraer e Varig, e ex-ministro da Infraestrutura no governo Collor, o engenheiro Ozires Silva é conhecido como um dos maiores empreendedores brasileiros. Apesar de seus 80 anos completados em 2011, o jovem senhor apresentou com vigor ideias para mudar o pensamento da sociedade brasileira. ‘Precisamos fomentar uma cultura de sucesso no Brasil. Condicionar as pessoas a valorizarem o sucesso, e não o fracasso.’

Outro ponto abordado por Ozires Silva foi o conceito de profissional empreendedor. Para ele, esse sujeito não é apenas aquele que cria grandes novidades, mas aquele que encontra novas soluções e novos caminhos para os problemas diários. Além disso, o palestrante destacou a importância do ambiente na formação do empreendedor. ‘Nós não proporcionamos um ambiente propício para quem quer inovar. Apesar da ousadia e da persistência serem importantes, o indivíduo sempre depende da sociedade’, destacou.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, participou da mesa de abertura do evento. Falando sobre a importância da inovação para o desenvolvimento, ele salientou a união entre as diversas instituições que participaram do Fórum. ‘É a sinergia das nossas forças que tornará possível o crescimento do Paraná e do Brasil. Estamos atuando para que a extensão dê resultados para a sociedade’, garantiu.

De acordo com a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação da UFPR (Agitec), Eliane Vasconcellos, o primeiro objetivo da Rede Educacional de Empreendedorismo e Inovação, uma das organizadoras do Fórum, é incluir nos eixos curriculares de todos os níveis o empreendedorismo. ‘Antes de qualquer coisa, temos que fomentar a criatividade nos estudantes, para promover essa cultura empreendedora. As empresas precisam de pessoas reflexivas, investigativas, para então crescerem’, acredita.

Foto(s) relacionada(s):


Ozires Silva durante o evento
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Bruno Zermiani, com orientação de Ana Paula Moraes