Formato da UFPR: Cursos e Profissões é balizado por pesquisa de mercado

A sexta edição da UFPR: Cursos e Profissões mantém seu formato baseada em pesquisa de mercado feita por estudantes da própria instituição, da Empresa Júnior, JR Consultoria. A pesquisa traça o perfil dos visitantes, o grau de conhecimento obtido através do evento, interesses nos cursos ofertados pela universidade, a satisfação e os meios de divulgação mais efetivos.

Em 2007 foram entrevistadas 451 pessoas nos três dias de feira. O dado apontado pela pesquisa feita no ano passado que mais chama a atenção é de que 27,27% dos entrevistados mudaram de opinião sobre o curso em razão das informações obtidas no evento. “É um dado que baliza o evento inteiro”, diz Patrícia Favorito Dorfman, chefe da Assessoria de Comunicação Social e coordenadora geral da UFPR: Cursos e Profissões, ao comentar que o percentual significativo de estudantes que repensam a futura escolha profissional em função do evento mostra a importância e o sucesso da iniciativa. Isso, sem contar que também foi significativo, o grande percentual de pessoas que não havia decidido ou estava em dúvida sobre qual o curso que iria tentar no vestibular.

A pesquisa coordenada por Francine Wosniak e com consultorias de Amanda Chang Chain e Anderson Vieira traçou comparações entre os freqüentadores nos três últimos anos: 2007, 2006 e 2005, trabalhando com amostragem que utiliza a técnica probabilística, onde as pessoas entrevistadas são escolhidas ao acaso. A aplicação dos 451 questionários foi feita por 25 membros da empresa que utilizaram um questionário com perguntas-chave estruturadas. Pelos três anos analisados, o campus do Jardim Botânico continua sendo o espaço físico da UFPR que reúne as melhores condições para sediar a feira. Estacionamento amplo com capacidade para sete mil veículos, vias de acesso fácil, local servido por várias linhas de transporte coletivo, amplo espaço externo, são alguns dos fatores que contam a favor do local.

Outros dados importantes: dos visitantes, ficaram satisfeitos com a organização 92%, com opiniões entre Bom e Ótimo. Do público participante das palestras, foram entrevistadas 102 pessoas e 87,25% disseram que suas dúvidas sobre os cursos foram respondidas. A pesquisa aborda também questões específicas para que a organização possa melhorar eventos futuros, no qual quase a metade dos entrevistados deram uma ou mais sugestões. Todas devidamente organizadas e consideradas dentro da estrutura viável para que a edição 2008 da UFPR: Cursos e Profissões tenha o êxito esperado.

Estudantes esclarecem dúvidas em estande da UFPR: Cursos e Profissões
Foto: Izabel Liviski