Formandos em Agronomia da UFPR comemoram 50 anos de profissão

A turma “Arlindo Loyola”, formandos da Escola de Agronomia e Veterinária do Paraná comemoram nesta terça-feira, 18 de dezembro, o Jubileu de Ouro dos Engenheiros Agrônomos e Médicos Veterinários da Turma de 1957. A solenidade alusiva aos 50 anos de formatura será realizada no Anfiteatro do Setor de Ciências Agrárias, às 18 horas.

Dos 29 engenheiros agrônomos e três médicos veterinários que se formaram na época, alguns estarão presentes na comemoração, profissionais que viveram um período de transformação e tornaram-se expoentes da área no Estado.

Entre eles, Clodomir Buchi, responsável pela instalação da parte florestal da primeira fábrica de fósforos de segurança no Paraná, a Companhia Fiat Lux, empresa onde foi também diretor; Antonio Esperidião Brandão, professor da Escola de Florestas da UFPR, teve influência no setor papeleiro por meio da empresa Compet; Ayrton Zanon, empresário que atuou como pesquisador no Ministério da Agricultura; Deodato Miguel de Paula Souza, professor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR; João Felipe Philipowsky e Waldomiro Costa que também exerceram funções na Secretaria de Agricultura do Paraná; Nelson Suplicy Filho que está em exercício de sua atividade no Governo do Estado de São Paulo, além de outros.

Veterinários – Comemorando seu jubileu estarão os médicos veterinários de 1957 Pedro Gorte, atualmente empresário do ramo agropecuário em Ponta Grossa; Antonio Tavares e Oswaldo Gomes Brandão, ambos da Secretaria da Agricultura. Segundo o coordenador do curso de Agronomia, professor Luiz Lucchesi, a iniciativa já é “um aquecimento para a festa dos 90 anos do curso que serão completados em abril de 2008”, reflete Lucchesi.

Fonte: Sônia Loyola