Flávio Arns discute educação, inovação e desenvolvimento do Paraná

O vice-governador do Paraná, Flávio Arns, participou na tarde desta quinta-feira (15) do seminário internacional ‘Estratégias de apoio das universidades ao desenvolvimento regional’ que está sendo realizado no Teatro da Reitoria da UFPR.

Com o tema ‘Estratégias de inovação e desenvolvimento do Paraná’, a palestra destacou a importância da participação e organização da sociedade no desenvolvimento do estado. ‘A grande transformação é ter o povo organizado, pois ele é o responsável por incentivar e auxiliar as iniciativas das universidades’, disse Arns.

Mais fotos aqui

Ele ainda colocou as metas do plano de governo como parte do processo de inovação e citou algumas principais: organizar e apoiar o sistema estadual de inovação; fomentar o desenvolvimento de ciência e tecnologia; potencializar a articulação das universidades com a gestão estadual e municipal; e ampliar o acesso às redes digitais de conhecimento.

Arns ainda comentou que a inovação é um fenômeno fundamental para o desenvolvimento econômico. ‘Devemos entender que o sistema de inovação é a base do desenvolvimento humano. Precisamos vê-lo não apenas na parte produtiva, mas principalmente na social’.

Mais fotos aqui

Durante a palestra, o vice-governador fez uma explanação sobre as dimensões econômicas do Paraná, destacando a agropecuária, serviço e indústrias, além de colocar educação e conhecimento como as palavras-chaves. ‘A educação constrói o conhecimento, além de construir novas possibilidades de inovação’, relata.

O vice-governador falou também sobre o auxílio das universidades no desenvolvimento regional, especialmente como fruto de amplo entendimento com a sociedade. ‘Poder contribuir para debates tão importantes como estes que estão acontecendo na UFPR é uma grande alegria, pois envolve toda a comunidade’.

A programação do seminário prossegue nesta sexta-feira, com grande destaque para a palestra do coordenador da área de Educação Superior do Banco Mundial, Dr. Jamil Salmi, que acontece às 14h.

Vice-governador em palestra no seminário internacional
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Ana Claudia Cichon, sob orientação de Ana Paula Moraes