Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Filarmônica da UFPR abre temporada 2010

A Orquestra Filarmônica da UFPR se apresentará no dia 30 de abril, sexta-feira, às 20h30, no Teatro da Reitoria. O ‘Concerto de Abertura da Temporada 2010’ conta com a regência de Márcio Steuernagel e direção artística de Harry Crowl. No programa, obras de Beethoven, Mozart e Tchaikovsky.

Beethoven ─ Uma das obras mais conhecidas de Beethoven, esta abertura foi escrita originalmente como introdução à música incidental para a peça teatral homônima de Goethe, por encomenda do Burgtheater, de Viena, em 1809. O compositor tinha por Goethe uma profunda admiração e via na peça um de seus temas favoritos, a luta contra a tirania.

Mozart ─ Muito pouco se conhece sobre esta que é, para muitos, a maior sinfonia escrita por Mozart: Sinfonia nº 41 em Dó maior , ‘Júpiter’, K.551. Em cartas escritas em 1788, a um grande amigo maçom, Michael Puchberg, Mozart expressava o seu contentamento com as suas últimas, então recém-escritas, sinfonias, hoje conhecidas pelos nºs.39, 40 e 41.

Abertura ─ Fantasia ‘Romeu e Julieta’ ─ Tchaikosvski, então com 29 anos, se apaixonara por uma cantora francesa, Désirée Artôt, que se encontrava em Moscou, participando de uma companhia de ópera italiana durante o inverno de 1868─1869. A cantora não levou a paixão do compositor a sério e casou-se com um então famoso barítono polonês. Desolado, Tchaikovski aceitou uma sugestão do colega Balakirev, o qual admirava profundamente, para escrever um poema sinfônico a partir da tragédia shakespeariana. É uma obra admiravelmente bem acabada com notáveis contrastes que sublinham o tema.

Serviço

Orquestra Filarmônica da UFPR

Dia: 30 de abril, sexta-feira,
Horário: às 20h30

Local: Teatro da Reitoria

Entrada gratuita

Foto(s) relacionada(s):


Recorte do cartaz de divulgação
Foto: PROEC

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Leticia Hoshiguti, com informações de Harry Crowl, do blog UFPR Cultural