Feira UFPR: Cursos e Profissões começa nesta sexta

O evento será até domingo (13/9), no campus Jardim Botânico, localizado na Avenida Professor Lothário Meissner, 632, em Curitiba.

Aberta das 8 às 18 horas, a feira tem como público-alvo alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, interessados em conhecer as 91 opções de cursos de graduação da universidade.

A feira ‘UFPR: Cursos e Profissões’ deve reunir cerca de 45 mil pessoas ao longo dos seus três dias de realização. A entrada é gratuita e dispensa inscrição prévia.

Situado em frente ao parque Jardim Botânico, o local do evento tem estacionamento com capacidade para mil veículos. A relação de linhas de ônibus que atendem a região está publicada no endereço www.ufpr.br/cursoseprofissoes.

A abertura está marcada para as 8h30 de sexta-feira, no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

‘A feira é um momento importante para que os candidatos ao vestibular possam conhecer melhor os cursos da universidade e a profissão que irão abraçar em suas vidas’, afirma o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. ‘A feira também tende a reduzir os índices de evasão, uma vez que os futuros alunos têm contato direto com professores e estudantes, o que evita falsas expectativas.’

Além das 126 palestras previstas e da possibilidade de contato com professores e estudantes em 73 estandes, os visitantes da feira ‘UFPR: Cursos e Profissões’ poderão tirar dúvidas sobre as alterações do vestibular e assistir a apresentações de grupos culturais da instituição, entre eles o Grupo de MPB e o Coro da UFPR.

‘São cerca de dois mil alunos, servidores técnico-administrativos e alunos da UFPR envolvidos no processo de realização da feira’, observa o chefe da Assessoria de Comunicação da UFPR, Mário Messagi Júnior. ‘A partir desta edição, queremos ampliar o enfoque na formação, para além da sala de aula, com apresentação de grupos artísticos e palestras sobre os programas de bolsa, por exemplo.’

Visitas guiadas aos diferentes endereços da UFPR em Curitiba também serão promovidas durante o evento. Os ônibus saem às 9 e às 14 horas, com diversos roteiros. Inscrições para essas visitas podem ser feitas com antecedência pelos telefones (41) 3360.5007 ou 3360.5008.

Entre as atividades preparadas pelos cursos estão sessões de avaliação física, promovidas por professores e alunos de educação física; jogos interativos desenvolvidos pelo curso de economia; e fornecimento de álcool em gel e de orientações relacionadas à gripe A(H1N1), pelo curso de enfermagem.

Os visitantes receberão um guia impresso com textos sobre todos os cursos de graduação oferecidos pela UFPR. Haverá ainda estandes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e das 12 empresas juniores formadas por estudantes da universidade.

Organizada pela Assessoria de Comunicação da UFPR, o evento tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional, Funpar e Secretaria da Educação do Paraná, além do apoio de três empresas juniores da própria universidade: Agetur, JR Consultoria e Prattica. A íntegra da programação está disponível no endereço www.ufpr.br/cursoseprofissoes.

Parcial de inscritos

Até as 15 horas desta quarta-feira (9/9), o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná contabilizava 16,8 mil formulários de inscrição ao vestibular preenchidos através do endereço www.nc.ufpr.br.

Desse total de candidatos, 3,2 mil já haviam pago a taxa de inscrição, que custa R$ 72. Candidatos ‘treineiros’, que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 70.

O período de inscrições para o vestibular 2009-2010 da UFPR termina às 16 horas do próximo dia 30 de setembro.

Candidatos que não têm condições para pagar a taxa poderão, entre 14 e 18 de setembro, solicitar isenção, conforme edital específico já publicado pelo Núcleo de Concursos.

Vagas

O processo seletivo da UFPR oferece neste ano duas novas opções de cursos de graduação e 130 novas vagas. Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passou de 5.204 para 5.334. As opções de cursos, de 89 para 91.

Os novos cursos de graduação da UFPR são Biomedicina e Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental. O primeiro, com 30 vagas, será oferecido em Curitiba. O segundo, com 80 vagas, em Palotina.

Do total de vagas, 1.808 (33,9%) são em cursos exclusivamente noturnos.

A principal mudança do vestibular diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do valor final da nota do vestibular. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.

Outra novidade diz respeito à possibilidade dos candidatos que disputam as vagas dos cursos de Palotina, que, agora, têm o direito de optar por fazer as provas em Curitiba.

Assim como em anos anteriores, o edital do vestibular da UFPR reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.

Edição de 2008 da feira UFPR: Cursos e Profissões
Foto: Douglas Fróis | Arquivo UFPR