Imagem Padrão

Feira de Cursos e Profissões termina com público de 50 mil nos três dias

23 agosto, 2010
00:00
Por

A maior Feira de Cursos e Profissões da história da Universidade Federal do Paraná chegou ao fim nesse domingo (22). A oitava edição do evento reuniu no Campus do Jardim Botânico durante os três dias cerca de 50 mil pessoas, que puderam saber mais detalhes sobre cada um dos cursos de graduação, visitar as instalações da universidade, conhecer o funcionamento da UFPR e também fazer inscrição para o vestibular.

Durante o final de semana foram realizadas 115 palestras sobre os cursos de graduação e demais setores da UFPR. Também foram feitos 16 roteiros diferentes de tour guiados, que possibilitou aos visitantes passear pelos campus da instituição e conhecer as instalações.

Juntamente com a abertura da Feira, na sexta-feira, tiveram início as inscrições para o vestibular 2011 da UFPR. Pela primeira vez os estudantes puderam se inscrever para o processo seletivo no estande do Núcleo de Concursos, que para isso disponibilizou dois computadores conectados à internet. Durante os três dias do evento, cerca de 150 candidatos já confirmaram a presença no vestibular, que receberá inscrições pela internet até dia 20 de setembro.

Para os organizadores do evento, o balanço foi gratificante. ‘Conseguimos vincular a feira ao vestibular e dar visibilidade aos cursos de menor demanda’ , analisou o chefe da Assessoria de Comunicação Social da UFPR e coordenador da Feira, Mário Messagi Júnior.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, destacou o envolvimento das coordenações de cursos e dos alunos em deixar a universidade de portas abertas para receber a comunidade. ‘As palestras e as explicações nos estandes forneceram aos estudantes o conhecimento não só de como será o processo formativo, mas também sobre o mercado de trabalho’, elogiou.

INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR – Nesse ano foram abertas as inscrições para o próximo vestibular já no primeiro dia do evento, o que permitiu que um maior número de pessoas pudesse tirar as dúvidas. Muitos aproveitaram a oportunidade para se inscrever. Foi o caso do estudante Edivar Augusto Ganzer, morador da Lapa e que chegou à feira ainda em dúvida, mas depois de conversar com professores e graduandos, teve a certeza de que tem perfil para cursar História. Decisão tomada, entrou logo na sala do Núcleo de Concursos e aproveitou o atendimento dos funcionários para consolidar a inscrição. Assim como ele, perto de 200 pessoas tiveram a mesma iniciativa e sairam da Feira já inscritos para o concurso que terá a primeira etapa em 14 de novembro e asegunda dias 5 e 6 de dezembro.

O estudante de 17 anos, estava acompanhado da irmã, Meridiane Ganzer, formanda do curso de Administração e uma ‘apaixonada ‘ pela Feira de Profissões. Embora estude em uma instituição privada, contou que desde 2006 vem todos os anos da Lapa para visitar os estandes e manter contato com a comunidade acadêmica. ‘Espero que esse evento não acabe nunca. É maravilhoso conhecer a estrutura da maior instituição pública do Paraná. Muitos pais acompanham os filhos porque eles não tiveram a mesma oportunidade, de poder conhecer a estrutura dessa instituição. As pessoas não imaginam o que a UFPR oferece, disse a visitante.

Outra inscrição realizada na feira foi a de Ana Cristina Correia. Após visitar a Feira de Profissões da UFPR e ver as dezenas de opções de cursos que poderia cursar Ana ficou ainda mais em dúvida. A solução foi trazer a família no dia seguinte e visitar de novo os estandes dos cursos que mais chamou sua atenção.
A visita com os pais e o irmão mais novo foi produtiva e a estudante saiu decidida a tentar o vestibular para o novo curso de Informática Biomédica.

A mãe de Ana Cristina, Elisângela Correia sempre sonhou ser professora, mas acabou cursando apenas o ensino médio. Agora, ela estimula a filha a estudar e entrar na universidade. “Para gente, ver um filho encaminhado é um sonho, uma conquista”, disse, comentando que a Feira de Profissões ainda serviu também para estimular o filho Luiz Eduardo, de 11 anos. “Eu já escolhi também. Vou fazer Engenharia Mecânica, garantiu.

Foto(s) relacionada(s):


estande na Feira de Profissões 2010
Foto: Leonardo Bettinelli

Foto: feira 2010

Fonte: Ciro Campos, Leticia Hoshiguti, Maria de Lurdes W.Pereira

Sugestões

02 outubro, 2025

Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]

02 outubro, 2025

Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]

01 outubro, 2025

Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]

01 outubro, 2025

Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]