Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Fazenda da UFPR é objeto de estudo para Agroturismo

Especialistas em turismo rural da Universidade de Pisa e da região da Toscana, Itália, estarão visitando a Fazenda do Canguiri na UFPR, na tarde desta quinta-feira, 26 de março. A visita concluirá um trabalho que vem sendo realizado pelos pesquisadores, divididos em cinco grupos e que resultará num documento sobre o turismo rural no Paraná.

A visita dos pesquisadores ao Paraná é viabilizada pelo convênio existente entre as universidades do Paraná, de Pisa e Itaipu Binacional. Na Fazenda do Canguiri eles terão contato com as atividades desenvolvidas na unidade, situada em área de preservação ambiental e que é de grande interesse dos pesquisadores interessados no agroturismo com preocupação ecológica e economia sustentável. As áreas de preservação exigem modelos adequados de manejo de culturas e de soluções alternativas que respeitem o meio ambiente, a questão das águas nas regiões de manancial, daí o interesse na unidade experimental da UFPR.

O intercâmbio acadêmico entre a UFPR e Pisa existe desde 2002 e promove a mobilidade acadêmica de professores e estudantes de ambas as instituições. Um estudante de Medicina Veterinária e dois de Agronomia da UFPR atualmente estão estudando em Pisa; uma professora da área de Produção Vegetal também realiza na universidade italiana os estudos de pós-doutorado; assim como uma estudante italiana realiza seus estudos de doutorado na UFPR, sob orientação do professor Flávio Zanette.

Zaki Akel Sobrinho e Flávio Zanette receberam a visita desses especialistas no Gabinete do Reitor, momento em que o reitor externou seu contentamento com uma parceria que está produzindo resultados concretos. “Desenvolvimento econômico e sustentabilidade são pautas importantes para qualquer universidade”, declarou Zaki Akel, afirmando ainda que considera muito positivo que o convênio entre as duas universidades aumente sua “capilaridade”, esteja crescendo também para outras áreas, caso do Setor de Turismo.

“O agroturismo da Região da Toscana é o mais avançado do mundo”, comentou o professor Zanette, ao dizer que a vinda dos altos consultores é uma excelente oportunidade para o Departamento de Turismo da UFPR. Para ele, a troca de experiência será grande, principalmente pelo fato de que os consultores têm larga experiência em temas como as preocupações ecológicas, a economia sustentável, a fixação do homem no campo e a agricultura orgânica, assuntos que vêm ao encontro de um turismo rural que o Paraná precisa fomentar.

Foto(s) relacionada(s):


Consultores de Pisa visitam o reitor Zaki Akel na UFPR
Foto: Juarez Velozo


Visita dos consultores da Universidade de Pisa na UFPR
Foto: Juarez Velozo

Fonte: Leticia Hoshiguti