Farmácia Escola da UFPR abre ao público nesta terça-feira

Será aberta nesta terça-feira, 27, no Pátio da Reitoria, a Farmácia Escola do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Paraná. A cerimônia está marcada para as 16 horas.

“Sempre funcionamos em espaços adaptados que não atendiam à legislação da ANVISA”, explica a chefe do Departamento de Farmácia Grace Maria Ferreira de Castro Wille. “A partir de agora temos um espaço próprio e dentro de todas as exigências. O nosso grande diferencial será na questão do atendimento que incluirá a atenção farmacêutica, ou seja, a atividade conjunta entre o farmacêutico, o médico e o paciente para verificar desde a eficácia do medicamento e a sua segurança até possíveis interações, seja pela mudança de alimentação ou pela combinação com outros remédios.”

Aberta tanto à comunidade interna quanto externa da universidade, a Farmácia Escola da UFPR funcionará das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira, horário que poderá ser expandido posteriormente de acordo com a demanda. Além de medicamentos convencionais, trabalhará também com a manipulação, o que incluirá os cosméticos, cremes e xampus.

“Nossa farmácia não visará lucro, mas terá de praticar preços suficientes para sua automanutenção. O que venderemos na realidade é um serviço de atendimento, o que o público deveria buscar também nas farmácias comerciais”, explica Grace. “Teremos dois farmacêuticos, além de outros funcionários e dos estudantes. A unidade será um campo de pesquisa, ensino e extensão. Ou seja, todos os alunos do curso de Farmácia terão obrigatoriamente de passar pela Farmácia Escola.”

A chefe do departamento explica ainda que a idéia é abrir a possibilidade de aprendizado também para outros cursos da UFPR, como os de Administração e Contabilidade.

SERVIÇO:

O QUE – Inauguração da Farmácia Escola da UFPR