Este ano com a temática: “Saúde dos rins: Exame de creatinina para todos”
O Dia Mundial do Rim tem como objetivo divulgar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. É uma promoção conjunta das sociedades regionais, nacionais e internacionais de Nefrologia.
O tema da campanha de 2024 reforça a necessidade de acesso ao diagnóstico das doenças renais, considerando que são de evolução silenciosa e progressiva, e são pouco sintomáticas até as fases avançadas de comprometimento. Diabete e hipertensão arterial são as causas mais comuns de perda da função renal. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas por ano morrem precocemente no Brasil com doença renal antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.
A Nefrologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pioneira no Paraná há 60 anos, participa da campanha com atividades do Setor de Ciências da Saúde e do Hospital de Clínicas (HC), por meio dos docentes da especialidade de Nefrologia do Departamento de Clínica Médica, dos estudantes de Medicina da Liga de Nefrologia e dos profissionais de saúde da Unidade de Nefrologia e Urologia do Hospital de Clínicas, incluindo as áreas de Assistência Social, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Psicologia e Residência Médica.
A fachada do Complexo Hospital de Clínicas se ilumina nas noites desta semana nas cores da campanha: vermelho (sangue arterial), amarelo (urina) e azul (sangue venoso).
Com informações do HC/UFPR
O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para […]
Instituição inclui neste ano, pela primeira vez, estudantes estrangeiros em seu programa de acolhimento aos calouros e calouras.
Criado em 2022, grupo estudantil está atuante no acolhimento e no letramento nesta Semana dos Calouros e começou parcerias em 2025 junto ao poder judiciário.
O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) divulgou nesta quinta-feira (13) a relação de candidatos […]