A direção do Setor de Educação da UFPR promove a Exposição Eny Caldeira – Educação, sentido da vida. A exposição está sendo realizada no hall do 2o andar do Setor de Educação (Ed. Dom Pedro I, Campus Reitoria), até esta sexta-feira (21).
Considerada uma das mais influentes educadoras paranaenses da segunda metade do século XX, Eny Caldeira completaria 100 anos em 23 de outubro de 2016. Em homenagem ao centenário do seu nascimento, o Setor de Educação organiza esta exposição para assinalar o exemplo de mulher, professora, pesquisadora e educadora que ela foi ao longo de sua carreira acadêmica e profissional.
Natural de Prudentópolis (PR), Eny Caldeira iniciou sua carreira de professora primária em Curitiba, em 1935, após concluir seu curso normalista no Instituto de Educação do Paraná. Anos mais tarde, tornou-se pedagoga pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade do Paraná, em 1941.
Nos anos seguintes, seu aperfeiçoamento intelectual é qualificado com estágios realizados no Instituto de Psicologia da Universidade de Roma (Itália), Escola Experimental desenvolvida por Jean Piaget (Suíça), Escola Prática de Altos Estudos (França) e no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Rio de Janeiro).
Em Curitiba, foi responsável pela organização da Escola Experimental Maria Montessori.
Entre suas inúmeras atuações na esfera educacional, foi diretora do Instituto de Educação do Paraná (1952-1954), integrante do Conselho Estadual de Educação (1965-1970), diretora do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná na década de 1960, professora de Didática e uma das pioneiras do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma Universidade.
Confira as fotos da exposição no Flickr da UFPR.
Com informações do Setor de Educação
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]