Evento na UFPR debate prédios verdes e o futuro da arquitetura

O evento começa às 13h30 e será realizado no anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas da UFPR. As inscrições são gratuitas.

No encontro, será relatada a evolução das tecnologias inovadoras que amenizam o efeito das construções na natureza. Para ilustrar a sustentabilidade na arquitetura, está programada a apresentação do projeto do novo edifício do Ligh, que também irá abrigar o Memorial Newton Freire Maia, do Departamento de Genética da UFPR.

Também compõem a pauta do fórum a palestra ‘Transitions Towns, urbanismo sustentável’, com o arquiteto Frank Siciliano, sócio diretor do escritório Todescan & Siciliano Arquitetura, designer ecológico e membro do Global Ecovilage Network.

Sustentabilidade

A nova sede do Ligh, com 3,5 mil metros quadrados, também vai abrigar os laboratórios de citogenética e oncogenética da UFPR.

O projeto foi desenvolvido para amenizar o impacto ambiental que as edificações normalmente causam.

Com isso, a expectativa é de que se obtenha o certificado emitido pelo Green Building Council Brasil para prédios sustentáveis, o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) de Novas Construções. O lançamento oficial do prédio está marcado para os dias 8 e 9 de outubro.

Evento: Fórum Arquitetura, Sustentabilidade e Futuro

Data: 11 de maio de 2010

Horário: das 14h00 às 17h30

Local: Anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas – UFPR – Centro Politécnico

Público-alvo: Escritórios associados AsBEA-PR e acadêmicos de arquitetura da UFPR, UTFPR, PUCPR e Universidade Positivo.

PARTE I APRESENTAÇÃO DO PROJETO

13h30: Credenciamento

14h00: Palestra de Abertura – Diretora do LIGH, Profa. Maria da Graça Bicalho

14h20: Apresentação do Case LIGH com enfoque nas soluções de sustentabilidade e a performance que se espera do edifício – Arquiteto Frank Siciliano – AsBEA

15h30: Encerramento Parte I – Diretora do LIGH, Profa. Maria da Graça Bicalho

15h45: Coffee Break

PARTE II FORUM DE DISCUSSÕES

16h00: Abertura do Fórum – Diretor de Sustentabilidade da AsBEA‐PR Arq. Frederico Carstens

16h15: Palestra Transitions Towns, urbanismo sustentável ‐ Arquiteto Frank Siciliano – AsBEA.

16h30: Composição da Mesa Redonda com os profissionais do Projeto LIGH, com arquitetos Frederico Carstens e Frank Siciliano e com profissionais convidados que atuam com conceito de sustentabilidade nas áreas de tecnologia e de economia / direito.

Discussões em sustentabilidade e o futuro da arquitetura e do mundo, com interação dos participantes do evento (arquitetos e acadêmicos).

17h30: Encerramento Parte II – Diretor de Sustentabilidade da AsBEA‐PR Arq. Frederico Carstens.

17h40: Coffee de Encerramento

Esboço da fachada do novo prédio do Ligh

Fonte: As informações são da assessoria da Funpar