Evento mostra a alta produtividade da pesquisa na graduação

O evento iniciou nesta quarta e prossegue até a próxima sexta-feira, dia 7 de outubro, a está apresentando à comunidade exatos 929 estudos científicos realizados pelos estudantes de graduação da Universidade. “Queremos destacar a participação do professor acompanhando o aluno, do aluno na apresentação de seu trabalho e dos demais alunos que vieram e estão atuando como colaborandores”, destacou a coordenadora do 13º EVINCI, a professora Mariléia Scartezini.

Mariléia comentou que esta edição é a maior em termos de trabalhos apresentados, o que mostra que vem crescendo o interesse tanto do aluno quanto do professor na qualificação com vistas à pós-graduação. “É uma oportunidade ímpar estar pesquisando durante a graduação”, defendeu ela, salientando que a Iniciação Científica é um programa muito bonito e consolidado e que tem como uma das grandes virtudes a redução do tempo que um pesquisador leva para se formar num futuro Mestrado ou Doutorado.

Mais – O EVINCI é a oportunidade de o estudante divulgar seu trabalho e de interagir com os alunos das demais áreas de conhecimento. Num único espaço – o saguão do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, com sede no Campus do Jardim Botânico, no caso – concentram-se todos os painéis em que os estudantes apresentam suas pesquisas para o público visitante e para os avaliadores do CNPq. Assim, os alunos ficam muito próximos e podem ter a exata noção do que cada colega seu de UFPR está pesquisando, da engenharia civil à jurídica, da saúde à comunicação etc., etc.

O 13º EVINCI concentra as apresentações orais em salas e auditórios dos Setores da UFPR durante todo a quinta-feira, dia 6 de outubro. Sexta-feira, último dia, pela manhã acontecem atividades dos Comitês Setoriais de Pesquisa e Direções dos Setores da UFPR, com palestras, conferências e mesas-redondas e avaliadores do CNPq das áreas da Saúde, Tecnológica e Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Agrárias e Biológicas.

Na parte da tarde, das 14 às 16 horas, debate sobre a Política Nacional de Iniciação Científica, no Auditório Azul do Setor de Ciências da Saúde, também no Campus do Jardim Botânico, com representante do CNPq e avaliadores daquele Conselho. Às 16h15min, também no Auditório Azul, encerramento e premiação.

Exposição dos Painéis do 13º Evinci

Exposição dos Painéis do 13º Evinci