Os membros da mesa de abertura homenagearam o professor Romeu Felipe Bacellar Filho. Imagem: Marcos Solivan
Na manhã desta segunda-feira, dia 14, foi realizada, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, a abertura do seminário internacional Direito Administrativo e suas Transformações Atuais: Homenagem ao Prof. Dr. Romeu Felipe Bacellar Filho. Além do homenageado, a mesa inaugural contou com a presença do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, do diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, do professor do departamento Direito Público da UFPR, Daniel Wunder Hachem, e do secretário do órgão organizador do evento, o Centro Acadêmico Hugo Simas, Luzardo Faria.
A programação, que conta com grandes nomes nacionais e internacionais do Direito Administrativo, traz palestras e mesas-redondas que acontecem até a próxima quinta-feira, dia 17, durante a manhã e a noite. Para saber a agenda completa do evento, clique aqui.
Aposentadoria
As homenagens da mesa de abertura relembraram a vida e a extensa carreira acadêmica de Romeu Felipe Bacellar Filho, que está se aposentando da UFPR depois de mais de 30 anos de atuação como docente nas principais faculdades de Direito de Curitiba. O professor é uma das maiores autoridades em Direito Administrativo do Paraná, tendo formado milhares de juristas e orientado centenas de trabalhos ao longo destas três décadas.
“O professor Romeu construiu uma carreira ímpar, única dentro da Universidade Federal do Paraná e do Direito Administrativo no estado”, afirmou o diretor do Setor de Ciências Jurídicas. “Além dessa carreira docente, ele é uma pessoa absolutamente agregadora, não à toa tem legiões de alunos e professores que são seus discípulos aqui, articulador de iniciativas científicas, sendo um dos professores mais produtivos que nós temos no nosso programa de pós-graduação”.
Wunder Hachem apontou que sempre foi uma grande preocupação do professor Romeu unir os juristas que se preocupam com a evolução da pesquisa e do ensino do Direito, colocando os alunos em primeiro lugar. O reitor também destacou a “legião de admiradores” do homenageado. “Vale falar sobre a generosidade, a humildade e, sobretudo, a maneira pela qual ele tocou a vida de tantas pessoas”.
“Eu sempre fui professor; sempre quis ser professor e advogado”, contou Romeu Felipe Bacellar Filho, explicando que a sua paixão em relação à sua área de atuação vem da possibilidade de usar a advocacia contra o mau uso do poder público. “Seria muito petulante dizer que deixei algum legado; eu procurei cumprir com a minha missão aqui. Eu sou um obcecado por Direito Administrativo e procurei fazer os alunos, tanto na graduação, quanto no mestrado e no doutorado, entenderem a grandeza do Direito Administrativo e esse Direito como do cidadão, não do Estado. Um Direito do cidadão de se contrapor aos atos reprováveis praticados por autoridades que não estão à altura do cargo que exercem e muitas vezes abusam do poder em suas das modalidades mais execráveis: o abuso de poder por excesso de poder e o abuso de poder por desvio de finalidade”.
Bacellar Filho revelou, ainda, que pretende usar este tempo que passará a ter para se dedicar mais às atividades desenvolvidas pelo órgão de pesquisa que leva o nome de seu pai, Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, não se afastando totalmente, portanto, da vida acadêmica.
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]