Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Evento cultural online “Movimento Conexão” volta em junho com experiência de novos formatos de produção

O evento cultural online “Movimento Conexão” já tem data para a segunda edição, que também contará com o lançamento de uma produção inédita do Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nos dias 25 e 26 de junho a programação volta com apresentações artísticas e webinários, com novos convidados. A primeira edição do evento “Movimento Conexão” aconteceu nos dias 29 e 30 de abril. Ao final da programação, o horizonte do espaço virtual havia sido atingido e a performance em novas plataformas incentivou o desdobramento da experiência.

Grupo de MPB da UFPR apresentou performance “Dança de Ouro” no Movimento Conexão e lançará nova produção na segunda edição do evento. Imagem: Divulgação

A Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR, idealizadora do projeto, decidiu inovar dentro de seus próprios padrões de produção interna: planejar um evento totalmente online e capacitar, em reciprocidade, uma equipe sem tanta experiência no assunto. Em algumas semanas, o projeto saiu do papel e os desafios começaram. “Era muita gente, muitas reuniões à distância. Então, conectar todo mundo, entender a dinâmica de transição, dominar as ferramentas das redes sociais, tudo isso foi desafiador, mas também foi a graça do evento”, diz o responsável pela parte técnica do evento, Thiago Bezerra.

Preparação da professora Daniella Munhoz, do curso de Design, para o webinário “Fotografia mobile”. Foto: Divulgação

A partir dos contatos feitos, enquanto a Agência Escola se prepara, os convidados também alinham seus temas para as apresentações e webinários. A professora do curso de Design de Produto da UFPR Cláudia Zacar, uma das participantes do webinário “Design em tempos de coronavírus”, na primeira edição, nunca havia participado de uma live, então a situação foi provocadora. “Foi bem desafiador conseguir pensar em uma conversa curta, então, acho que preciso me desenvolver mais nesse estilo de ensino. O evento serviu para pensarmos nesses novos formatos e para inserir pessoas a essa realidade”.

Nas lives, muitos assuntos foram tratados refletindo acerca do momento atual. Para Vicente Samy Ribeiro, regente do Grupo de MPB da UFPR, que apresentou a performance “Dança de Ouro”, as discussões estão voltadas para o desenvolvimento do grupo e adaptações à nova interação. Para o grupo, essa apresentação foi um incentivo para a elaboração de outra performance que será apresentada na nova edição do evento. “O vídeo teve uma repercussão tão legal que uma equipe de produção foi criada para melhorarmos a nossa organização e a qualidade do próximo vídeo”. Vicente ainda diz que o momento traz à tona a necessidade de se democratizar e baratear o acesso à internet para que as produções artísticas sejam para todos.

A professora Cláudia acrescenta que um movimento colaborativo tem crescido; espaços estão surgindo para promover essa troca de soluções para o cotidiano. O “Movimento Conexão” é um desses espaços de compartilhamento. Para a professora do curso de Design da UFPR Daniella Munhoz, do webinário “Fotografia mobile”, mesmo com algumas limitações técnicas, o evento se apresentou com o papel de instigar. “Justamente pelo isolamento que me veio a vontade de tratar a produção de fotografia dentro da casa de cada um. Tentei, a partir disso, estimular as pessoas a fotografarem alguma coisa e postarem”.

https://www.facebook.com/agenciaescolaufpr/videos/626306094644518/

Assista a um vídeo que mostra como foi a primeira edição do Movimento Conexão. Imagens: Agência Escola de Comunicação Pública UFPR

O festival online em parceria com o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFPR foi produzido e apresentado totalmente de casa, pelo Instagram e Facebook do perfil da Agência Escola. Para Bezerra, juntar várias lives, várias pessoas de suas próprias redes num mesmo evento dependeu de um esforço técnico e de sincronia. “Mas a agitação cultural foi importante para motivar a produção local, mesmo de casa, e para que os artistas que ainda não haviam experimentado tal formato pudessem se adaptar a mais isso”.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus

Por Gabriel Protetti
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...