Estudantes trocam objetos na fila do RU do Centro Politécnico

A fila no Restaurante Universitário da UFPR no Centro Politécnico teve uma movimentação diferente nesta quarta-feira: os estudantes foram convidados a participar da ação “Bota pra trocar”, em que cada um trocava livremente qualquer objeto. Nesta quinta-feira, a ação se repetirá, das 11 às 14 horas, quando os alunos que formam a fila para o almoço serão convidados novamente a trocar o que quiserem: pequenos objetos, livros, chaveiros, roupas, entre outros.

Mesmo considerando uma certa timidez dos participantes, os organizadores contabilizaram um montante de 250 pessoas no evento, que realizaram quase 500 trocas de materiais diversos. “Teve até troca da sobremesa do RU pela carne do outro indíviduo, um vidro de pepino em conserva por um chaveiro bacana, vários livros em disputa, palhetas de violão, pulseiras, adesivos, até beijos”, informou Paulo Isidoro, um dos organizadores. Ele informou que a idéia é unir o cunho acadêmico com o social: “Envolvemos o empreendedorismo, a negociação, a persuasão no ato de uma troca, tudo atrelado à questão social, de agregação, de integração entre os estudantes dos outros cursos”, expôs.

A estudante Lóide Chivinda, também do curso de Administração, foi ao Centro Politécnico especialmente para participar da troca. “É uma ótima idéia, um conceito importante que precisa ser mais divulgado”, disse, relatando as trocas feitas: uma blusa por um corretivo escolar e um cartão postal de natal por um livro de inglês. Ela foi uma das sensibilizadas pelo apelo dos organizadores, que destacam o fato de que as pessoas têm percepção de valor diferente sobre as coisas, em que um livro já lido por uma pessoa pode não representar muito, porém pode ser muito valioso para outra pessoa.

Evento Global – Durante a semana, mais de 90 países estarão inspirando seus povos a inovar, mudar, criar e fazer a diferença.

A Semana Global do Empreendorismo está acontecendo também em várias cidades do Brasil desde o último dia 16 e prossegue até o dia 22 de novembro. O Bota pra Trocar é uma iniciativa dos estudantes da universidade que integra esse movimento, e pretende ser a maior ação física na cidade, reunindo o maior número de pessoas dentre todas as ações desencadeadas, daí a escolha do espaço junto à Fila do RU, onde circulam aproximadamente 3.000 estudantes diariamente.
A ação foi organizada por estudantes de Administração e Economia, alguns dos quais colaboradores da empresa JR Consultoria. Foi fruto de parceria com a empresa Kaminski-Avalca, de consultoria empresarial, formada por dois alunos da UFPR e atualmente pós-graduandos na instituição.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Leticia Hoshiguti