Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPR criam projeto finalista em concurso internacional

Projeto premiado (foto arquivo pessoal)

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se classificaram como finalistas, em janeiro deste ano, no concurso internacional Silos Buenos Aires – organizado pela TerraViva – com o projeto intitulado “Curva”. A ideia do trabalho foi o desenvolvimento de uma proposta de reabilitação da área abandonada dos silos de grãos em Puerto Madero, localizado na capital argentina, com o objetivo de retomar a identidade de um edifício que foi esquecido. Participaram do desenvolvimento os estudantes Alan Melo, Amanda Oliveira, Gabriela Zaruvne, Guaen Lee, Renata Leite e Mateus Tedeschi.

Para a organização da proposta, os alunos precisaram entender o contexto do local onde os silos estão instalados e as necessidades da comunidade que habita nas redondezas, além dos conceitos arquitetônicos mais atualizados e eficientes para a proposta. No total, foram cerca de três meses para a realização de toda a pesquisa necessária.

Como resultado, os estudantes chegaram até o planejamento de um centro cultural artístico que foi apelidado de “Curva”. A ideia é que com ele houvesse uma maior valorização da expressão humana em suas mais variadas formas, seja pela dança, pela música, pela pintura e outros modos de manifestação. “É o movimento corporal que permite as pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidas. Na sua fluidez, além da rigidez do material que o limita, é no corpo que a arte acontece, onde os sentidos são percebidos e a imensidão do outro – pessoa, objeto ou espaço – encontra a possibilidade de interação”, destacam os estudantes. 

O concurso organizado pela empresa TerraViva reuniu diferentes propostas para reviver a área abandonada dos silos argentinos. Os trabalhos apresentados eram tanto de arquitetos quanto de estudantes da área, e foram avaliados por um júri composto por profissionais renomados da arquitetura internacional. “Foi uma grande realização termos sido selecionados como finalistas em meio a tantos projetos  a nível mundial, ainda mais sendo a única equipe brasileira premiada entre as participantes. Isso nos inspira a continuar aprendendo e evoluindo em nossa carreira”, contam os alunos. O projeto também foi publicado no Archdaily, um dos portais de arquitetura mais reconhecidos no mundo. 

Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Simone Meirelles

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...