Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da UFPR desenvolvem softwares para espaço do Jardim Botânico de Curitiba

Divulgação: Agência de notícias da Prefeitura de Curitiba.

Três softwares voltados para a educação ambiental infantil, desenvolvidos por estudantes dos cursos de Gestão da Informação e Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, estão disponíveis na Sala das Araucárias do Jardim Botânico de Curitiba. Os materiais devem ser utilizados por alunos da rede municipal de ensino.

Um dos softwares – o mapa virtual – apresenta o Jardim Botânico para as crianças, com informações sobre os animais, as coleções vegetais e outros dados. Há ainda um jogo de memória sobre as regras do Jardim e outro com orientações para realizar a reciclagem de lixo. Tanto o mapa como os jogos funcionam em mesas interativas com tela touch screen.

“A princípio o material complementa o espaço das Araucárias, para conscientização das crianças”, explica o professor e coordenador do trabalho, Celso Yoshikazu Ishida. As atividades reuniram integrantes do projeto de pesquisa “Visualização de Análise de dados” e do projeto “Extensão Universitária”, coordenados por Ishida.

A Sala das Araucárias permaneceu fechada para o público por dois anos. As mesas interativas marcam a reabertura do espaço, que ocorreu neste mês de junho.

“Gostei bastante de participar. Aprendi muito no projeto”, comenta o estudante de Gestão da Informação, Rychard Wiktor Malinowski.

O acadêmico Leonardo Bruneti Gomes conta que o grupo se reuniu várias vezes para garantir um bom resultado. “Foi muito bom aplicar o que aprendemos em sala de aula. Acabamos desenvolvendo outros pontos, como as habilidades interpessoais”, diz. Também participaram do desenvolvimento dos softwares os estudantes Henrique Daniel Cavet Martins, Everton Vilhena Cardoso e Luciano Wons, com a colaboração da professora Maria do Carmo Duarte Freitas.

“A ideia é criar um novo projeto de extensão de desenvolvimento de softwares para levar à comunidade soluções como essa, desenvolvida no espaço do Jardim Botânico”, completa o professor Ishida.

Os materiais estão disponíveis na internet, acesse aqui.

Divulgação: Agência de notícias da Prefeitura de Curitiba

Sala das Araucárias

Localizada ao lado do Museu Botânico, a Sala das Araucárias é voltada para atividades voltadas principalmente à proteção dos pinheiros.

Além das mesas interativas com softwares desenvolvidos pela UFPR, há amostras de plantas da mata de araucária, materiais para a realização de atividades lúdicas e trabalhos manuais.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...