A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou aviso a todos os alunos que participam do Programa de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, nas modalidades de Bolsa Remunerada e Iniciação Científica Voluntária.
Segundo a PRPPG, esses estudantes têm de 22 de fevereiro a 16 de março para submeter os relatórios parciais relativos a seu Plano de Trabalho cadastrado no Sistema da IC pelo orientador. Neste mesmo período deverá ocorrer a validação ou recusa do relatório pelo professor.
A submissão do relatório parcial será somente online, por meio de um link que será enviado pela Coordenação de IC imediatamente após liberação de acesso do Sistema Informatizado da IC – previsto em Calendário de Atividades do Programa para o dia 22 de fevereiro.
Após a submissão do relatório parcial, o aluno e seu orientador receberão mensagem automática. Para o estudante, esta mensagem comunica que a submissão foi realizada com sucesso; já para o orientador, comunica a submissão e a necessidade de verificação do texto, dando as alternativas de validação ou recusa.
De acordo com a Pró-Reitoria:
A NÃO VALIDAÇÃO permite que o aluno faça NOVA SUBMISSÃO de relatório, desde que esta ocorra dentro do prazo estipulado no Calendário de Atividades.
A RECUSA é definitiva e não permitirá ao aluno fazer nova submissão. Somente deverá ser usada em situação na qual o professor orientador realmente deseja que o aluno não tenha submetido um relatório sem seu consentimento.
As normas para elaboração de relatório parcial estão disponíveis em www.prppg.ufpr.br/documentos_ic .
A PRPPG lembra ainda que alunos bolsistas da Fundação Araucária não necessitam entregar o relatório parcial impresso, mas têm que submetê-lo igualmente aos demais no Sistema, por meio do link enviado. Devem ainda anexar, no final do texto do relatório, os recibos devidamente preenchidos e assinados. O modelo dos recibos também está disponível em http://www.prppg.ufpr.br/documentos_ic.
Alunos com menos de três meses de participação no Programa – até a data final prevista para submissão do relatório parcial – não precisam realizar a submissão. Assim, estudantes que foram cadastrados no Sistema a partir de 1º de janeiro de 2016 estarão dispensados de submeter relatório parcial.
Alunos cadastrados no Programa anteriormente a 1º de janeiro de 2015 devem, obrigatoriamente, realizar a submissão, sob pena de serem cancelados do Programa, e aqueles com bolsa remunerada terão que devolver as cotas recebidas indevidamente mediante GRU.
Mais informações pela Coordenadoria de Iniciação Científica da PRPPG: 3360.5333 | ic@ufpr.br