Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da iniciação científica devem submeter relatórios parciais

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou aviso a todos os alunos que participam do Programa de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, nas modalidades de Bolsa Remunerada e Iniciação Científica Voluntária.

Segundo a PRPPG, esses estudantes têm de 22 de fevereiro a 16 de março para submeter os relatórios parciais relativos a seu Plano de Trabalho cadastrado no Sistema da IC pelo orientador. Neste mesmo período deverá ocorrer a validação ou recusa do relatório pelo professor.

A submissão do relatório parcial será somente online, por meio de um link que será enviado pela Coordenação de IC imediatamente após liberação de acesso do Sistema Informatizado da IC – previsto em Calendário de Atividades do Programa para o dia 22 de fevereiro.

Após a submissão do relatório parcial, o aluno e seu orientador receberão mensagem automática. Para o estudante, esta mensagem comunica que a submissão foi realizada com sucesso; já para o orientador, comunica a submissão e a necessidade de verificação do texto, dando as alternativas de validação ou recusa.

De acordo com a Pró-Reitoria:

A NÃO VALIDAÇÃO permite que o aluno faça NOVA SUBMISSÃO de relatório, desde que esta ocorra dentro do prazo estipulado no Calendário de Atividades.

A RECUSA é definitiva e não permitirá ao aluno fazer nova submissão. Somente deverá ser usada em situação na qual o professor orientador realmente deseja que o aluno não tenha submetido um relatório sem seu consentimento.

As normas para elaboração de relatório parcial estão disponíveis em www.prppg.ufpr.br/documentos_ic .

A PRPPG lembra ainda que alunos bolsistas da Fundação Araucária não necessitam entregar o relatório parcial impresso, mas têm que submetê-lo igualmente aos demais no Sistema, por meio do link enviado. Devem ainda anexar, no final do texto do relatório, os recibos devidamente preenchidos e assinados. O modelo dos recibos também está disponível em http://www.prppg.ufpr.br/documentos_ic.

Alunos com menos de três meses de participação no Programa – até a data final prevista para submissão do relatório parcial – não precisam realizar a submissão. Assim, estudantes que foram cadastrados no Sistema a partir de 1º de janeiro de 2016 estarão dispensados de submeter relatório parcial.

Alunos cadastrados no Programa anteriormente a 1º de janeiro de 2015 devem, obrigatoriamente, realizar a submissão, sob pena de serem cancelados do Programa, e aqueles com bolsa remunerada terão que devolver as cotas recebidas indevidamente mediante GRU.
Mais informações pela Coordenadoria de Iniciação Científica da PRPPG: 3360.5333 | ic@ufpr.br

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...