Estudantes comparecem em massa à UFPR: Cursos e Profissões

Estiveram presentes o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, a vice-reitora Maria Tarcisa Bega, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Zaki Akel Sobrinho, e Mari Lane Hutner, chefe do Departamento do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, representando o secretário Maurício Requião.

Os estudantes do ensino fundamental e médio lotaram as dependências da Feira, no Campus do Jardim Botânico da UFPR, onde 55 estandes dos cursos de graduação da UFPR e profissionalizantes da Escola Técnica apresentam novidades e tiram dúvidas sobre suas atividades acadêmicas e do perfil profissional daqueles que se formam pela instituição. Monitorados por alunos dos respectivos cursos, os visitantes puderam obter esclarecimentos sobre diversas áreas e aprofundar conhecimentos através de contato direto com os graduandos. Alguns estandes chamaram atenção pela exposição de animais como foi o caso de Zoologia e Medicina Veterinária. O curso de Farmácia também chamou a atenção com amostras de fetos e vermes conservados em vidros com formol.

Orientação profissional – A palestra principal da manhã desta sexta-feira foi “Escolha da Profissão e o Processo Seletivo”, com o professor Altair Pivovar. Também houve palestras dos cursos de Física, Música, Psicologia, Nutrição, Economia, Matemática, Engenharia Mecânica, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Química e Medicina Veterinária; que expuseram aspectos específicos da profissão bem como suas aplicações no mercado trabalho. Na parte da tarde, estão previstas mais 19 palestras, com destaque para “Orientação Profissional”, com a psicóloga Luciana Valore, às 14h30min, no Auditório Azul. Um dos objetivos da feira é esclarecer as dúvidas dos estudantes sobre qual profissão escolher, como Elizangela Zepechouk, do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, que pretende decidir entre Ciência da Computação e Tecnologia em Sistema de Informação.

Tour – Alguns estudantes fizeram um tour pelos campi da UFPR, com paradas na usina piloto/CEPP, Lenucam – Laboratório de ‘Nutrição Canina, no Campus Agrárias com participação de dois ônibus com estudantes de Santa Catarina , dois de Joinville, um de Rio Negrinho, além alunos da capital paranaense e do Estado.

Reitor Carlos Moreira Júnior em discurso na Abertura da Feira
Foto: Izabel Liviski