O anfíbio Brachycephalus Tridactylus existe apenas na reserva Salto Morato, em Guaraqueçaba, e foi descoberto por uma equipe de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, com o biólogo Michel V. Garey e com o apoio da Fundação Boticário.
Apesar da espécie ter sido descoberta em 2007, apenas em junho deste ano a revista internacional Herpetologica oficializou, por meio de artigo científico, o animal no rol de espécies catalogadas.
De acordo com o biólogo, a nova espécie representa um avanço no conhecimento sobre os anfíbios no Brasil. “Não conhecemos quase nada sobre os hábitos dessas espécies, que inclusive podem ter muita importância, até mesmo farmacológica, e que nós desconhecemos. Outro ponto importante é que essa espécie ocorre na Mata Atlântica, bioma extremamente ameaçado pelo desmatamento”, afirmou em texto da assessoria da Fundação Boticário.
Camila de Souza Faria, sob orientação de Ana Paula Moraes
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]