O anfíbio Brachycephalus Tridactylus existe apenas na reserva Salto Morato, em Guaraqueçaba, e foi descoberto por uma equipe de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, com o biólogo Michel V. Garey e com o apoio da Fundação Boticário.
Apesar da espécie ter sido descoberta em 2007, apenas em junho deste ano a revista internacional Herpetologica oficializou, por meio de artigo científico, o animal no rol de espécies catalogadas.
De acordo com o biólogo, a nova espécie representa um avanço no conhecimento sobre os anfíbios no Brasil. “Não conhecemos quase nada sobre os hábitos dessas espécies, que inclusive podem ter muita importância, até mesmo farmacológica, e que nós desconhecemos. Outro ponto importante é que essa espécie ocorre na Mata Atlântica, bioma extremamente ameaçado pelo desmatamento”, afirmou em texto da assessoria da Fundação Boticário.
Camila de Souza Faria, sob orientação de Ana Paula Moraes
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]