Escola Técnica realizou Semana de Extensão

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola Técnica, organizada pela Coordenação de Ensino e pela Coordenação dos Cursos Técnicos e Ensino Médio, aconteceu entre os dias 2 e 8 de outubro, na Escola Técnica e no 3º andar do prédio histórico na praça Santos Andrade.

Segundo Maria Helena Bezerra, vice- coordenadora de Ensino, “para os alunos dos cursos técnicos a semana é um aprendizado, porque permite que eles assistam palestras com pessoas de cada área. Já para os do Ensino Médio é uma caminhada, na qual eles criam uma cultura para quando chegarem na universidade.” De uma forma ou de outra, como o coordenador do curso de Técnico em Massoterapia, Neilor Kleinubing diz “essa é uma oportunidade que a universidade dá ao aluno da Escola Técnica de ser notado.”

As coordenações dos cursos da Escola Técnica definiram seus temas, palestras e programação para a Semana, e os alunos trabalharam sobre esse programa. No Ensino Médio, a coordenação dividiu a organização em três partes: os jogos esportivos foram organizados pelos professores de Educação Física; os professores de artes, língua portuguesa e estrangeira ficaram com o projeto de Transculturalidade, uma sexta-feira cultural, com direito a teatro, dança e uma banda dos próprios alunos; os demais professores ajudaram no projeto “O Grão que Vale Ouro”, no qual alunos e professores trabalharam os benefícios da soja, sua utilização, quais produtos existem no mercado e como prepará-la na culinária.

Projeto Especial – No projeto O Grão que Vale Ouro, os alunos pesquisaram e debateram sobre a soja além de mostrarem os alimentos que são feitos com o produto. A coordenadora de Ensino Médio, Rosa Kaetsu explica que “um motivo das pessoas não usarem a soja in natura é elas não saberem como prepará-la de uma forma que tire o gosto estranho.” Esse foi um dos pontos que os alunos mostraram na preparação do alimento. Para a aluna Taís Oliveira “a vantagem do trabalho foi conhecer os diversos usos da soja, como na alimentação e no Biodiesel.”

Os cursos técnicos aproveitaram para trazerem profissionais da área e fazerem palestras e oficinas. Para Cinthia Haddad, professora de artes da Escola Técnica, “essa semana foi fundamental para trazermos outras referências, outras visões e promovermos uma reciclagem. ” Ela ainda complementa “é boa essa interação entre alunos e pessoas que estão no mercado, porque isso traz uma visão de como é o mundo profissional.” Para a coordenadora do curso Técnico em Administração, Eleni Gotrifid, “este foi um momento de complementar temas que o aluno aprende dentro da sala de aula.”

Integração – Os alunos do curso Técnico em Artes Cênicas tiveram nessa semana palestras sobre a parte artística do teatro, como a palestra de Lutero de Almeida, “O Ator em Movimento”, que trabalhou sobre o corpo do ator no palco, além da palestra de Maura Zanatta, “O Ator e a Máscara”, na qual alguns alunos iam até o palco e experimentavam as máscaras levadas por Zanatta. Os alunos que ficavam na platéia discutiam o comportamento, a expressão corporal e a máscara do colega que estava no palco. Entretanto, como a aluna Semyramys Monastier diz, “nós levamos o tapa na cara também, com as palestras de produção e sobre o ator no mercado de trabalho.”

Simone Pontes, coordenadora do curso de Artes Cênicas diz que “as palestras abrem novos horizontes de contato para os alunos e os estimula a conhecerem outros profissionais.” Zanatta acredita que esses eventos deveriam acontecer com mais freqüência. ‘Essa possibilidade de trazer mais informações para o grupo é essencial.”

A Semana teve a participação de todos os demais cursos, como os Gestão em Administração, Contabilidade, Secretariado e Transações Imobiliárias, que trouxeram palestras sobre “Orçamento Domésticos e Familiar”, com dicas de como controlar gastos, melhores investimentos e alternativas para casos de endividamento.

Palestra na Semana da Escola Técnica
Foto: Arquivo da Escola Técnica