Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe da UFPR tira dúvidas sobre a Covid-19 por telefone

Um grupo de estudantes, médicos residentes e professores da UFPR auxilia a população com orientações sobre o novo coronavírus, pelo telefone, com o Disk Covid-19.

O serviço funciona de segunda a sexta, das 8 às 20h, pelo telefone 3212-5800. A cada turno de seis horas, quatro estudantes de medicina e um residente de medicina do trabalho tiram dúvidas da população, sob a supervisão de um docente, no Centro de Estudos do Hospital do Trabalhador (HT).

Coordenado pelos professores Adonis Nasr e Silvana K. Pimentel, o Disk Covid-19 destina-se à população em geral e a pacientes que tiveram seus tratamentos interrompidos após a suspensão das consultas eletivas no HT. “A doenças continuam em atividade. As pessoas têm dúvidas se podem voltar para o hospital, o que podem continuar tomando, se precisam de exames durante o período de pandemia”, explica Adonis Nasr.

De acordo com a equipe, a mudança constante nas orientações sobre a Covid-19 gera muitas dúvidas. Por isso, os estudantes buscam respostas no conhecimento técnico da medicina e em informações gerais a respeito da pandemia. “Nossa maior ferramenta neste momento é a informação. O que a gente puder levar para as pessoas para mudar atitudes e hábitos para combater a Covid é válido”, opina o estudante Aurenzo Mocelin.

O trabalho do Disk Covid-19 também propicia interação entre os voluntários, que têm níveis de formação diferentes. “Cada um pensa para buscar uma nova solução, um cuidado, como conversar com o paciente. Nós trocamos opiniões, para alcançarmos uma medicina mais humanizada”, pontua o médico residente do trabalho Eduardo Silveira.

O médico residente Eduardo Silveira e os estudantes de medicina Kestin Adamcheski e Aurenzo Mocelin em atendimento no Disk Covid-19. Foto: Adonis Nasr

 

Nasr destaca o caráter social do serviço para a formação profissional dos estudantes e para a população, que conta com uma nova forma de atendimento.  “Os estudantes poderiam estar em casa, mas eles querem ajudar, dentro daquilo que a formação permite. Quando passar a pandemia, este serviço vai encontrar outra função e a tendência é que permaneça. É um ganho muito grande para a população que tem uma informação técnica, oficial e profissional”, conclui.

Alunos de medicina e enfermagem da UFPR e de outras instituições interessados em colaborar com o trabalho, de forma voluntária, podem entrar em contato pelo número do Disk Covid-19.  A equipe também criou uma página no Facebook e um perfil no Instagram para divulgar a iniciativa.

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus

Sugestões

Projeto de extensão leva Sessões Culturais para Escolas e Centros de Educação Infantil de Matinhos
O Mundo Mágico da Leitura, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reconhecido...
Núcleo de PD de Energia Autossustentável lança seu mais novo trabalho; saiba mais
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da Universidade Federal do...
Voluntários das Universidades Federais unem esforços em apoio ao Rio Grande do Sul
As Universidades Federais de Minas Gerais, Paraná, Universidade de Uberaba, Instituto Federal do Sul...
UFPR e Neodent realizam juntas a atividade de extensão “Expedição novos sorrisos” 
Em parceria com a Neodent, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do curso de Odontologia,...