Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe da UFPR participa de eventos nacionais de Matemática no IMPA

Professores e estudantes da Universidade Federal do Paraná participaram de dois eventos científicos no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) – o I Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas (I EBMM) e o 32º Colóquio Brasileiro de Matemática. As atividades aconteceram no final do mês de julho, no Rio de Janeiro, e proporcionaram ao grupo a oportunidade de apresentação de trabalhos de iniciação científica e de pesquisa em Matemática.

Formada por 23 acadêmicos de Matemática, três de Matemática Industrial, um de Física, um de Estatística, um de Engenharia Civil, um do Programa de Pós-Graduação em Matemática e quatro professoras da UFPR, a caravana contou, ainda, com a participação de seis alunas de ensino médio, bolsistas do CNPq pelo projeto “Meninas na Matemática: Procuram-se Arletes”, coordenado pela professora da Elizabeth Wegner Karas.

Caravana da UFPR. Foto: arquivo pessoal.

A programação recebeu apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantes, Pró-Reitoria de Administração, Departamento de Matemática, Centro Acadêmico de Matemática, Centro Acadêmico de Matemática Industrial, coordenação dos cursos de Matemática e Matemática Industrial e do Programa de Pós-graduação em Matemática.

“A participação em eventos científicos é de fundamental importância para divulgar o que a UFPR está fazendo em termos de pesquisa, oportunizar aos alunos a apresentação de seus trabalhos, ampliar as redes de contato, conhecer outras instituições”, avalia a docente Elizabeth. “Uma caravana como esta, que envolve professores e alunos de diferentes estágios do ensino médio à pós-graduação, cria uma socialização e uma parceria muito grande que fortalece a interação e o interesse pelos estudos”.

Grupo da UFPR na Biblioteca Nacional. Foto: arquivo pessoal

Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas

A baixa representação de mulheres na área de Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática é considerado um fenômeno mundial preocupante para a ciência, dado que a diversidade está no cerne da pesquisa e da inovação.

A ideia da caravana surgiu como uma extensão das atividades do projeto “Meninas na Matemática: Procuram-se Arletes”, com o objetivo de estimular a inclusão e permanência das mulheres na carreira científica em Matemática.

Colóquio Brasileiro de Matemática

De 29 a 31 de julho, o grupo da UFPR também esteve no 32º Colóquio Brasileiro de Matemática, com mais de 1 mil participantes. Realizado bianualmente desde 1957, o Colóquio é a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira.

Participaram da programação alunos de graduação e pós-graduação de todo o país, além de grandes pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de renome internacional.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...