Equipe da UFPR é reconhecida internacionalmente

O Cenacid é o primeiro centro universitário do mundo a receber esta premiação. A indicação foi feita por outras instituições, como reconhecimento ao trabalho do Centro em missões solicitadas tanto pelas Nações Unidas e Itamaraty quanto pela defesa civil de municípios e estados. Atuando na redução de desastres e desenvolvimento de tecnologias e treinamento desde 2000, o Cenacid já atendeu cerca de 30 acidentes e desastres no território brasileiro e diversas solicitações internacionais.

Ao entregar o ‘Green Star’ para o reitor Zaki Akel Sobrinho, o coordenador do Cenacid, professor Renato Lima, lembrou de sua emoção em Bruxelas, quando, diante dos ministros de 12 países e representantes do mundo inteiro, foi homenageado, em nome do Cenacid. “Fiquei muito honrado por representar o esforço de cientistas e professores da UFPR e associados e agora passo o prêmio para que a universidade saiba que pode interferir no planeta”.

Zaki Akel destacou a importância do Centro, por sua transdisciplinaridade, competência e ações em prol da comunidade. “O prêmio mostra que, na trajetória de quase 100 anos, a UFPR cumpre seu papel institucional de fazer uma universidade a serviço do povo brasileiro e o Cenacid mostra que está a serviço do povo do mundo inteiro”, disse Zaki. Lembrou também que, muitas vezes, o trabalho feito dentro da instituição só é reconhecido após uma premiação externa. “O prêmio merece ser destacado pelo heroísmo, amor, paixão, dedicação e competência da equipe. É preciso reconhecer e dar suporte, condições de trabalho e apoio a esses heróis”, completou o reitor.

Durante a solenidade, o professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Jorge Xavier da Silva, foi homenageado com o Diploma de Excelência em Resposta, Redução e Prevenção de Desastres. O professor Xavier recebeu o diploma pelo desenvolvimento do software “Vicon”, principal ferramenta no gerenciamento de desastres do Cenacid.

O ‘Green Star Award’ é concedido a cada dois anos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários e ‘Green Cross International’. Além do Cenacid, a premiação foi concedida para os governos da Holanda e da Suécia, um pesquisador britânico e um laboratório suíço.

Professor Renato Lima, do Cenacid, reitor Zaki Akel Sobrinho e prof. Nelson Rosot, diretor do Nimad

Professor Jorge Xavier da Silva recebe diploma do Prof. Wilson Soares

Diploma ‘Green Star’