Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Empresas Juniores trazem soluções para a comunidade em meio à crise

O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 altera a rotina de pessoas e empresas. Para contribuir com empreendedores e estudantes afetados em Curitiba e região, algumas Empresas Juniores (EJs) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolvem projetos que auxiliam a comunidade durante a crise econômica.

A JR Consultoria, EJ do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, forneceu cinco consultorias empresariais gratuitas, para mostrar algumas soluções a empresas para contornarem  dificuldades causadas pela crise do novo coronavírus. As consultorias foram prestadas por meio de plataformas virtuais, como o Google Meet, e tiveram duração de oito encontros. Os participantes construíram em conjunto novas iniciativas para seus negócios e estabeleceram prioridades de ação e de respostas frente à situação econômica.

A CoemJr, EJ do curso de Engenharia Mecânica, desenvolveu uma campanha de impressão 3D de máscaras de PET/acetato, em conjunto com o projeto Engenhar-MEC, do mesmo curso. A EJ doou parte dos materiais utilizados na confecção de 500 novas máscaras. A CoemJr ajudou também com a administração e divulgação da campanha de arrecadação, que obteve quase 15 mil reais, para a produção de mais de 4 mil máscaras.

A Chromos, do curso de Biomedicina, e a EJEQ, da Engenharia Química, realizam campanhas nas redes sociais para tirar dúvidas sobre o coronavírus, informar a importância do isolamento social e promovendo conteúdos relativos à saúde mental.

A Empresa Júnior Isomeria, do curso de Química, pretende auxiliar vestibulandos neste momento de crise. Um questionário verifica o interesse dos estudantes em monitorias e conteúdos online da matéria de Química, diante do cenário atual.

A ProZoo, da Zootecnia e a Maris, EJ de Oceanografia , promovem lives para mostrar como são os projetos que realizam, convidando profissionais de suas respectivas áreas para incentivarem os universitários nesse tempo de incertezas.

O Núcleo de Empresas Juniores de Curitiba representa 25 empresas de Curitiba e do Litoral do Paraná. Anna Karolyna Cruz, presidente do Núcleo, exalta o senso de responsabilidade social presente nestas iniciativas. “Estamos aqui para apoiar e incentivar toda ação e projeto que possa tornar a nossa região e o Brasil mais educadores e empreendedores”.

Por Marjorie Kauane Teixeira, com orientação de João Cubas

 

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus

Sugestões

Projeto de extensão leva Sessões Culturais para Escolas e Centros de Educação Infantil de Matinhos
O Mundo Mágico da Leitura, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reconhecido...
Núcleo de PD de Energia Autossustentável lança seu mais novo trabalho; saiba mais
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da Universidade Federal do...
Voluntários das Universidades Federais unem esforços em apoio ao Rio Grande do Sul
As Universidades Federais de Minas Gerais, Paraná, Universidade de Uberaba, Instituto Federal do Sul...
UFPR e Neodent realizam juntas a atividade de extensão “Expedição novos sorrisos” 
Em parceria com a Neodent, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do curso de Odontologia,...