Embaixador ucraniano busca cooperação com a UFPR

A UFPR foi mais uma das universidades brasileiras visitadas por Lákomov, que iniciou um esforço para aproximar instituições de ensino superior dos dois países. O interesse na UFPR, segundo ele, vem principalmente da excelência da Universidade nas áreas relacionadas à agropecuária.

Mas os ucranianos ainda têm interesse em trabalhar conjuntamente com as universidades brasileiras em outras áreas, como os biocombustíveis. “Vamos costurar parcerias. Há muitas áreas em que podemos cooperar”, confirmou Zaki Akel.

Durante o encontro também foi cogitada a possibilidade de se criar um curso de extensão do idioma ucraniano. Ele serviria a professores do Ensino Médio de cidades paranaenses onde a comunidade ucraniana for significativa. Essa iniciativa poderia ser o embrião, inclusive, de um novo curso dentro da UFPR: o de Letras Português-Ucraniano.

“A língua hoje é uma barreira para projetos em conjunto entre os dois países”, destacou o embaixador ucraniano.

De acordo com ele, isso dificulta o “grande impulso” que foi dado para as relações bilaterais entre as duas nações durante a visita feita pelo presidente Lula à Ucrânia no início deste mês. Na ocasião, os dois governos assinaram sete documentos de cooperação, inclusive um na área de educação.

Embaixador faz esforço para aproximar universidades brasileiras e ucranianas
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário) / Mário Messagi Jr. (orientador)