Imagem Padrão

Embaixada da Coréia aproximará UFPR das universidades coreanas

24 novembro, 2006
00:00
Por

A Embaixada da Coréia desenvolve no Brasil um trabalho de aproximação com faculdades e universidades brasileiras. “A Universidade Federal do Paraná é uma das mais importantes universidades do Brasil e sempre tive muita vontade de conhecê-la”, destacou o embaixador. Na parte da manhã o embaixador visitou o governador Roberto Requião e, aqui na UFPR, veio acompanhado pelo deputado Rodrigo Rocha Loures.

Choe Jong-kwa explicou já visitou quatro instituições, neste trabalho que vem desenvolvendo com a comunidade das universidades do Brasil. O embaixador promove encontros na própria embaixada, onde reúne grupos de estudantes para conversas e troca de idéias ou em conferências nas universidades, para falar da cultura coreana, promover estudos e debates sobre as relações Brasil/Coréia. Pretendia visitar a UFPR em outubro do ano passado mas impedimentos de agenda acabaram inviabilizando o encontro e o intuito é incluir a UFPR na agenda do próximo ano para uma conferência.

Moreira apresentou a UFPR em linhas gerais, falou dos 94 anos de existência da instituição, citou alguns números como o de docentes e estudantes da graduação e pós-graduação; das diversas áreas de pesquisa e das unidades que fazem parte do universo da instituição, como os hospitais universitários. O reitor da UFPR destacou ao embaixador o interesse que a instituição tem em ampliar suas relações internacionais e que em setembro de 2007 estará visitando a China e poderá incluir também a Coréia nessa visita. Combinaram futuros contatos com vistas a intermediar com as universidades coreanas a visita do reitor, assim como estabelecer futuras parcerias com as faculdades coreanas que possam estabelecer intercâmbio científico com a UFPR. “Temos muitas faculdades que se encaixam nesse modelo, nos objetivos pretendidos pela UFPR”, adiantou ele, ao salientar que vai dar todo o apoio necessário para estabelecer esse contato entre as instituições.

O professor Antonio Carlos Gondin , Assessor de Relações Internacionais da UFPR já incluiu a República da Coréia na estratégia de relações internacionais e com ajuda da Embaixada propiciará informações sobre universidades coreanas com o objetivo de despertar o interesse das unidades acadêmicas da nossa Universidade.

As instituições da Coréia são muito avançadas em pesquisa científica e tecnológica devido ao grande investimento do estado coreano nesta área. A idéia inicial é de começar com cooperação na pesquisa e pós-graduação e em seguida intercâmbio estudantil na graduação. Na primeira fase é mais fácil porque o idioma pode ser o inglês, mas o intercâmbio na graduação exigirá necessariamente o conhecimento de Português para os coreanos e do idioma coreano para os estudantes brasileiros.

Foto(s) relacionada(s):


O Embaixador Choe Jong-kwa e o Professor Moreira
Foto: Paulo Ugolini

Fonte: Leticia Hoshiguti

Sugestões

10 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) manifesta sua solidariedade aos municípios localizados no Centro-Sul do Paraná recentemente atingidos […]

10 novembro, 2025

Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Superintendência de Comunicação (Sucom) lamentam o falecimento […]

10 novembro, 2025

Moralismo Político é a primeira obra em português de um dos pensadores mais influentes da Alemanha contemporânea A […]

07 novembro, 2025

O Coro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresenta, nos dias 12 e 13 de novembro, seu concerto […]