Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Em visita a China

Na segunda etapa da missão do reitor Carlos Moreira Júnior na China, no final de setembro, foi assinado Acordo de Cooperação com a Universidade de Jiao Tong de Xian, mediante o qual será possível estabelecer intercâmbio estudantil, além da mobilidade de professores e cooperação científico-tecnológica. A Universidade de Jiao Tong de Xian apresenta porte similar ao da UFPR e características muito parecidas em desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos. Por esta razão serão facilitadas as atividades de cooperação.

Com relação ao intercâmbio de estudantes, Xian é uma cidade com condições mais favoráveis quanto ao alojamento e ainda não tem os problemas de engarrafamento de trânsito já existente na capital Beijing, pois nesta última são muito fortes os transtornos trazidos pela substituição da bicicleta pelo automóvel como meio de transporte individual na China, com engarrafamentos e poluição intensa.

Em seu último compromisso oficial na China o reitor e comitiva visitaram a Universidade de Fudan em Shanghai. Trata-se de uma universidade muito moderna e foram lançadas as bases para um entendimento no sentido de se viabilizar cooperação e intercâmbio em um futuro próximo, argumenta o Assessor de Relações Internacionais Antonio Carlos Gondim. Para esse efeito, é fundamental agora a manifestação de interesse específico por parte dos setores acadêmicos da Universidade Federal do Paraná para se concretizar a interação acadêmica.

Foto(s) relacionada(s):


reitor na China
Foto: Antonio Carlos Gondin

Fonte: ACS