Em evento sediado na UFPR, MEC lança materiais sobre enfrentamento ao bullying

05 junho, 2025
21:38
Por Aline Fernandes
UFPR

A Universidade Federal do Paraná recebe até sexta-feira (6) centenas de profissionais de educação de todo o Brasil e de outros países para o Seminário Internacional pelo enfrentamento do bullying nas escolas. O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), celebra os 10 anos da Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying).

O primeiro dia de evento foi marcado pelo lançamento de publicações do MEC para orientar as redes municipais e estaduais de educação, além de escolas particulares, sobre como enfrentar os casos de bullying e cyberbullying. Os materiais abrangem o 2º Boletim Técnico sobre Bullying e Cyberbullying, o Protocolo de Enfrentamento ao Bullying e o Guia Rápido de Ação

Durante a abertura da programação, nesta quinta-feira (5), Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, lembrou que começou a carreira no ensino superior na UFPR e saudou a memória do docente da instituição Paulo Vinicius Baptista, falecido em 2024, pela contribuição de uma vida pelas ações afirmativas.

Abertura do evento ocorreu no Campus Rebouças. Fotos: Marcos Solivan

Zara também destacou que o boletim lançado mostra um aumento expressivo do bullying e do cyberbullying. “O bullying e o cyberbullying têm tido um efeito direto sobre a garantia do direito à educação.  Se não mobilizarmos nossas forças para lidar com isso, estaremos naturalizando a negação do direito à educação a um contingente enorme de estudantes. Esperamos produzir juntos ações para ajudar as redes de ensino”.

De acordo com a oficial de projeto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Mariana Braga, a organização realiza cooperações com o MEC para que a escola possa ser um espaço seguro para aprendizado. “É um compromisso nosso, de todos os 193 países que formam a Unesco, educar com respeito, educar para a diversidade, educar com empatia e convivência democrática”, afirmou.

A vice-reitora da UFPR, professora Camila Fachin, destacou a necessidade de união de todos os agentes — poderes públicos, organizações e universidades — para o enfrentamento à violência nas escolas e reforçou também a importância das políticas afirmativas nesta luta. “A violência nas escolas suscita outro tema, tão importante quanto, que é a promoção das políticas afirmativas e da equidade. É através da inclusão que o problema realmente será enfrentado”.

Para acompanhar a transmissão do segundo dia de evento, acesse o canal do MEC no YouTube.

Seminário Internacional

O evento busca consolidar políticas públicas voltadas à construção de ambientes escolares seguros, inclusivos e livres de violência. Durante dois dias, especialistas do Brasil e do mundo debatem prevenção, intervenção e promoção da cultura de paz nas escolas.

O professor e pesquisador do Setor de Educação da UFPR, Josafá da Cunha, articulou a realização do evento na instituição. Para Cunha, nada mais apropriado do que uma universidade sediar o seminário que discute estratégias para melhorar a convivência nas escolas. “Nossos grupos de pesquisadores, práticas, parcerias, são construídas numa relação de humildade intelectual, reconhecendo que a universidade é um dos setores fundamentais para a avaliação, monitoramento, planejamento dessas políticas públicas, mas não é o único setor. Sediar o evento cumpre o papel desses encontros que mostram novos caminhos para a cultura da paz”, disse.

Entre os objetivos da programação estão a consolidação de ações do Programa Escola que Protege, a ampliação do debate público sobre o enfrentamento ao bullying e ao cyberbullying nas escolas e a divulgação do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave), que apoia redes de ensino e qualifica as respostas institucionais frente às diversas expressões de violência no ambiente escolar.

Leia aqui a entrevista concedida pelo professor Josafá à revista Ciência UFPR.

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