Educação Infantil mobilizou estudantes e professores de Pedagogia

O I Colóquio sobre Educação Infantil e Atenção Precoce foi uma iniciativa do Laboratório de Estimulação e Atenção Precoce de Bebês (Labebê), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFPR, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

DESENVOLVIMENTO INFANTIL – O Labebê, coordenado pela professora Maria Augusta Bolsanello, dedica-se ao estudo e à pesquisa sobre prevenção, promoção do desenvolvimento infantil e atenção precoce de crianças na faixa etária de até três anos, tanto na Educação Especial quanto na Educação Infantil. Conta com a parceria da Universidade de Murcia, na Espanha, e com o Centro de Pesquisa e Documentação sobre a Infância La Bottega di Geppeto, da cidade de San Miniato, Itália, da qual o professor Aldo Fortunati é o presidente. E foi através desta parceria que o professor Aldo Fortunati esteve em Curitiba, onde ministrou a conferência ‘A educação infantil como projeto de comunidade: contribuições da experiência de San Miniato, Itália’.

A Educação Infantil na cidade de San Miniato é uma referência internacional e de acordo com o Fortunati, nela a criança é vista como protagonista do país, e desta forma recursos financeiros pesados são investidos na infância, lembrando sempre a literatura que vem mostrando ser o período da infância (até seis anos) um dos mais importantes da formação do ser humano. A Itália tem consciência de tal importância, garantindo a essa criança o direito de estudar numa escola pública de qualidade. O professor Aldo enfatizou também o respeito que os adultos devem ter pelas crianças, refletido nos ambientes escolares organizados para elas, onde a proposta pedagógica é baseada no desenvolvimento infantil, com professores altamente qualificados e um espaço apropriado para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades.

O contato com a experiência italiana ajuda a trazer novas ferramentas de trabalho para os nossos professores e equipe técnica, contribuindo para o alcance de uma educação infantil de qualidade. Autor de diversas publicações, o professor Aldo Fortunati publicou o livro A Educação Infantil como Projeto de Comunidade: crianças, educadores e pais nos novos serviços para a infância e a família, editado em português pela Artmed, em 2009.

Foto: arquivo

Fonte: Maria de Lurdes W. Pereira