Editora UFPR abre edital para publicação; inscrições até 15 de agosto 

27 março, 2025
11:04
Por Jéssica Tokarski
Extensão e Cultura

A Editora UFPR lançou, nesta segunda-feira (25), edital de chamamento público que regulamenta a submissão de originais e propostas de tradução para publicação de novos títulos.

São 30 vagas disponíveis para lançamentos nos próximos meses, 15 delas destinadas à categoria de “obra autônoma”, não vinculada a coleção ou série, e as outras 15 vinculadas às categorias “obra de coleção” e “séries temáticas”.

A oportunidade é para autores, pesquisadores e tradutores que desejam ver suas obras publicadas por uma das mais relevantes editoras universitárias do Brasil.

Quais obras podem ser inscritas?

O edital está aberto para obras de caráter científico, acadêmico ou cultural, que atendam aos seguintes critérios:   

Relevância: Contribuição significativa para sua área de conhecimento;

Originalidade: Textos inéditos ou traduções de obras estrangeiras com justificativa acadêmica;

Viabilidade: Adequação às normas editoriais e possibilidade de produção dentro do orçamento disponível.   

Não serão aceitas obras literárias (ficção, poesia, crônicas), exceto traduções com relevância acadêmica; monografias, dissertações ou teses não adaptadas para o formato livro (a menos que premiadas); e propostas já em avaliação por outras editoras.   

Etapas do Processo Seletivo

Para que uma obra seja editada, publicada e se torne um livro no catálogo da Editora UFPR, é necessário passar pelo processo seletivo, que consiste nas seguintes etapas: 

1. Submissão: O autor deve enviar o formulário (disponível nos anexos do edital), o arquivo original do texto (sem identificação) e a declaração de revisão textual para os e-mails diretoria.editora@ufpr.br e secretariaeditoraufpr@ufpr.br.   

2. Avaliação Prévia (30 dias): Após a submissão, a inscrição passará por uma análise interna da editora, que fará a verificação de adequação da obra às políticas da Editora UFPR.   

3. Avaliação por Pareceristas (duplo-cego): Em seguida, especialistas analisam o mérito e a qualidade do trabalho. Esse processo é feito de maneira cega, isto é, o parecerista não sabe quem é o autor da obra que está analisando, para garantir a isenção e lisura do parecer.   

4. Decisão Final: Por fim, o Conselho Editorial da UFPR aprova, reprova ou solicita ajustes.   

Prazos

Submissões: O envio dos originais pode ser realizado até 15 de agosto de 2025, ou então até o preenchimento das 30 vagas.  

Importante: O edital permanecerá aberto até a data limite até que o número máximo de propostas obtenha o aceite, de acordo com os termos estabelecidos. 

Entrega do Arquivo Final (se aprovado): 90 dias após a comunicação.   

Publicação: Até 24 meses após a aprovação.   

Destaques para Tradutores

Inscrições de traduções devem ser acompanhadas do texto original e justificar sua relevância acadêmica/cultural. Em caso de aprovação, a Editora UFPR negociará os direitos autorais (quando aplicável).

Para mais informações consulte o edital completo aqui. Para esclarecer dúvidas, entre em contato pelo e-mail editora@ufpr.br ou pelo telefone (41) 3888-7764.

Com informações da Editora UFPR

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