Editora da UFPR é premiada pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias

21 novembro, 2023
10:18
Por Carlos Rocha
55 Visualizações
Extensão e Cultura

Duas obras da Editora da Universidade Federal do Paraná foram premiadas na 9ª edição do Prêmio Abeu, promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias. A professora Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra foi 1º lugar na categoria “Tradução” e o professor José Borges Neto foi 3º lugar na categoria “Linguística, Letras e Artes”. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 17 de novembro, às 18h, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo (capital). O Coordenador da Editora UFPR, Prof. Dr. Rafael Faraco Benthien, foi o representante da UFPR no evento e representando o livro “As Diferentes Moradas das Palavras” um dos tradutores, Everton Mitherhofer, também esteve presente.

Rafael Faraco representando a UFPR.

Clique aqui para ver os resultados oficiais da premiação (https://www.premioabeu.com.br/resultado-2023).

A obra “As diferentes moradas das palavras: contos de escritoras em tradução”, recebeu o prêmio de 1º lugar, na categoria Tradução. Este livro foi organizado pela professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra, e também publicado pela Editora UFPR, ganhou prêmio na categoria “Tradução”. A coletânea tem a participação dos tradutores Deborah Raymann de Souza, Gisele Eberspächer, Luiz Abdala Jr., Maria Antônia Alves Meyer, Bianca Claudino, Ana Paula Shiguemoto, Everton Mitherhofer Bernardes e Fernanda Cristina Lopes.

“Recebemos a notícia com muita alegria. E uso o plural porque este livro é isso: as vozes de diferentes mulheres, em diferentes línguas, traduzidas por diferentes estudantes de graduação em Letras”, afirma a docente.

A protagonista da obra é a tradução propriamente dita. Isso tanto pela coletânea ter surgido na disciplina Crítica e Prática da Tradução III, no curso de Letras da UFPR, quanto pelo livro permitir ao leitor uma tradução independente ao apresentar a versão original dos textos. No centro da representação de cada conto está a casa, o que se associa ao objetivo de revisitar, detalhar e desestigmatizar este lugar tradicionalmente definido como feminino.

O livro “História da gramática”, publicado pela Editora UFPR, recebeu o prêmio de 3º lugar, na categoria Linguística, Letras e Artes. Após mais de dois mil anos desde o surgimento da gramática, Borges Neto publica uma história das diversas concepções sobre esse objeto complexo, ao trazer cada etapa da formação disciplinar. O livro “História da gramática”, publicado pela Editora UFPR, surge como uma possibilidade de preencher lacunas no entendimento do percurso da gramática, partindo das origens tradicionais do campo de estudo, passando pela gramática latina, na Idade Média, renascentista e demais séculos até alcançar o período atual, o século XXI.

Para percorrer esse intervalo de tempo, o autor utiliza perspectivas teóricas e debates efervescentes em cada período analisado. Por conta disso, o título se estabelece como mais nova referência ao estudo da gramática e um marco nacional nesta área.

O docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos é mestre e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Seus principais temas de pesquisa são epistemologia da linguística, historiografia linguística, semântica formal e gramáticas categoriais.

Sugestões

12 novembro, 2024

Por Amanda Poso e Bruna Soares Com o objetivo de fortalecer e incentivar o protagonismo feminino no cenário […]

11 novembro, 2024

Por Luana Lopes e Gabriel Maia No último sábado (9), ocorreu a 9ª Marcha do Orgulho Crespo em […]

11 novembro, 2024

A XIII Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense promoveu intercâmbio científico e premiou pesquisas sobre os biomas […]

11 novembro, 2024

Em entrevista, professor de imunologia da UFPR fala sobre o andamento da pesquisa e explica como pode se dar o uso da tecnologia no combate a outras patologias.