De que forma uma intervenção que utiliza literatura infantil com apoio dos familiares pode influenciar no desenvolvimento da empatia em estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental é o que investiga a doutoranda em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sarah Aline Roza.
O artigo “Lendo emoções: efeitos da parceria entre escola e família em uma intervenção envolvendo a empatia e a literatura infantil no contexto da Covid-19” é um recorte de sua tese, já no último ano de produção. Escrita em conjunto com sua orientadora, Sandra Regina Kirchner Guimarães, e com o colega de pesquisa Vitor Yano, a publicação conquistou o 2º lugar no Prêmio Capes – Secretaria Nacional da Família, realizado por meio de uma parceria firmada entre a Coordenação e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Sarah conta que a principal motivação para escolha do tema foi o interesse em programas de intervenção e seus efeitos diretos nas relações sociais das crianças. “Em conversas com a minha orientadora, decidimos fazer algo novo unindo a empatia e a compreensão da leitura em um projeto de intervenção com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental para melhorar indicadores emocionais e cognitivos das crianças e verificar a eficácia do programa de intervenção”, afirma.
Importância das habilidades socioemocionais para crianças
De acordo com a pesquisadora, a pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e mudanças para a sociedade. Ficar em isolamento dentro de casa deu a oportunidade de identificar e refletir sobre como os valores, comportamentos cotidianos e rotinas acabaram sendo alterados pela pandemia. Mesmo que possa parecer difícil achar um lado bom no isolamento social, a doutoranda destaca que é possível perceber que algumas coisas foram positivas para a sociedade e, principalmente, para as crianças.
Na visão de Sarah, o tempo de confinamento dentro de casa foi capaz de mudar as relações entre pais e filhos, o que acaba refletindo na vida das crianças em sociedade. “Os pais tiveram mais tempo para interagir socialmente com seus filhos e puderam vivenciar mais de suas vidas. O artigo discute o que pode ser entendido como os possíveis efeitos dessa pandemia, considerando que o lar de crianças passou a ser um espaço de convívio e aprendizagem em um nível nunca antes imaginado”, explica.
A orientadora da tese e co-escritora do artigo observa que o debate sobre a mudança da grade curricular para as crianças é algo que tem se tornado cada vez mais frequente nos meios acadêmicos. Ela pontua a importância para a sociedade do tema escolhido e informa que já existem ações de órgãos oficiais para incentivar a adição de matérias que amplifiquem as habilidades socioemocionais das crianças.
“É possível dizer que as habilidades socioemocionais são indispensáveis para o bom relacionamento das pessoas em todos os sistemas sociais, seja no círculo familiar ou em um grupo mais amplo, como o escolar. Essa importância já foi reconhecida pela Base Nacional Comum Curricular (BCNN) 2017, que preconiza a necessidade de as escolas contemplarem o ensino dessas habilidades nos currículos”, destaca a professora.
Para a doutoranda, o prêmio evidencia a importância do ensino além das matérias convencionais nas escolas e a magnitude que o assunto pode ter para o futuro. “Representa o reconhecimento de trabalhar não apenas elementos cognitivos, mas também afetivos no ambiente escolar. Demonstra, ainda, que a empatia e a leitura de livros de literatura podem fazer muito bem para crianças e suas famílias”.
“A família, os professores e a comunidade são partes essenciais do trabalho com os estudantes. E essa parceria se tornou muito mais valiosa durante a pandemia”, conclui Sarah.
Prêmio Capes – Secretaria Nacional da Família
Em 2022, ocorreu a primeira edição do evento, que contou com a presença de especialistas brasileiros e internacionais. “Fortalecimento dos vínculos familiares em tempos de pandemia” foi o tema central dos artigos.
Para a premiação, foram selecionados os quatro melhores artigos de três categorias: “As relações familiares e o uso imoderado das novas tecnologias no contexto da pandemia”, “Estratégias de equilíbrio trabalho-família no contexto de isolamento social” e “Práticas parentais e desenvolvimento de crianças e adolescentes no contexto da pandemia”.
Os vencedores de cada eixo temático receberam um notebook novo. Os segundos, terceiros e quartos colocados ganharam um certificado de menção honrosa aos trabalhos. Todos os artigos premiados serão publicados no Observatório Nacional da Família (ONF) ainda durante o ano de 2022.
Por Emerson Araujo dos Anjos
Sob orientação de Bruna Bertoldi Gonçalves e Jéssica Tokarski
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