Doutorado em Sistemas Costeiros da UFPR terá 15 vagas

Serão ofertadas 15 vagas anuais. O novo curso foi aprovado em 2010 pela Capes ( Coordenação de Pessoal de Nível Superior) do MEC, mas ainda falta a aprovação dos conselhos da UFPR, o que irá ocorrer em fevereiro.

Os interessados já podem ir se preparando na elaboração dos projetos, porque as inscrições devem abrir em março para que as aulas sejam iniciadas em abril, explica o coordenador do doutorado, professor Cesar de Castro Martins. Serão ofertadas três linhas de pesquisa:dinâmica costeira e oceânica, biogeoquímica e poluição marinha e manejo integrado da zona costeira.

O curso conta com 15 docentes, sendo 10 bolsistas de produtividade do CNPq. Segundo o coordenador, a expectativa é formar o primeiro doutor em Sistemas Costeiros e Oceânicos daqui a 4 anos e atingir o nivel 5 na avaliação da CAPES, a nota máxima entre os cursos de pós-graduação de todo o Brasil na área de Ciências do Mar.

O Doutorado conta com recursos obtidos junto a CAPES dentro do Edital especifico em Ciencias do Mar, atraves de projeto coordenado pelos professores Paulo Lana e Mauricio Noerneberg, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo e UTFPR, estando aprovadas bolsas de doutorado e estágio no Exterior.

O programa do curso está no site:www.cem.ufpr.br/pgsisco

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Maria de Lurdes W. Pereira