Conferência “Leitura e escrita na Educação Infantil e a política atual do MEC” permite o fortalecimento nas ações voltadas para a educação infantil dos municípios de Curitiba, região Metropolitana e litoral.
Nesta quinta-feira (6) a Universidade Federal do Paraná (UFPR) Campus Rebouças recebeu a visita de docentes e secretarias de educação da região metropolitana, dos municípios de Curitiba e do litoral. O encontro foi marcado pela capacitação de professores da educação básica, com foco no desenvolvimento e no âmbito do processo de leitura e escrita na educação infantil.
Para o diretor do setor de educação da UFPR, Marcos Ferraz, o evento vai além de discutir a temática em questão e conhecer as novas atualizações do MEC em relação à formação continuada na educação infantil. “Tanto a questão curricular como a questão da literatura no interior da educação infantil é de fundamental importância pro desenvolvimento da criança”, pontua Marcos.
De acordo com a coordenadora geral da educação infantil do MEC, Rita Coelho, a perspectiva é alinhar o trabalho que já vem sendo feito e fortalecer a educação infantil ainda mais nos estados e municípios. “Nosso método de trabalho hoje, nossa estratégia de trabalho é o diálogo. Diálogo democrático, ético, com todos os atores, porque a educação não é um problema, uma questão, um dever apenas do MEC. Então, ter a oportunidade de dialogar já faz parte de um grande avanço da nossa política. E eu trago aqui as ações que nós vamos implementar na educação infantil contando com o apoio aí dos municípios”
A professora Katia Luciana Luz Sampaio explica que esse momento traz um significado sobre a questão da literatura no processo de formação das crianças e na formação de leitores. “A gente abre um leque no desmistificar o processo de leitura e escrita na educação infantil que deixa de ser uma escrita, uma leitura mecanizada e passa a ser uma leitura no processo de humanização, no processo de formação e no processo de contribuição da formação do sujeito como um todo”
O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para […]
Instituição inclui neste ano, pela primeira vez, estudantes estrangeiros em seu programa de acolhimento aos calouros e calouras.
Criado em 2022, grupo estudantil está atuante no acolhimento e no letramento nesta Semana dos Calouros e começou parcerias em 2025 junto ao poder judiciário.
O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) divulgou nesta quinta-feira (13) a relação de candidatos […]