Divulgação da produção científica da UFPR é tema de reunião especial

Os editores das 28 revistas técnico-científicas da UFPR estiveram reunidos nesta terça-feira, 21, na PRPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para discutir assuntos relativos às publicações e também conhecer a proposta de parceria com a Revista Ciência Hoje, agora com um escritório no DECOM – Departamento de Comunicação Social.

“Nós demos um grande avanço quando disponibilizamos recursos para viabilização da publicação de revistas científicas na universidade”, comentou o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior.” Decisão importante porque hoje a UFPR é pioneira no Brasil, com suas publicações disponíveis no sistema de biblioteca eletrônica.”

Todas as 28 publicações já têm uma versão digitalizada, 17 delas no novo portal da UFPR que tem link direto do portal da CAPES. “Até o final do ano, esperamos estar com todas na Internet”, emendou Alberto Pio Fiori, um dos responsáveis pelo trabalho.

Há cerca de um mês, uma parceria com o Instituto Ciência Hoje, responsável pela edição da revista do mesmo nome, fechou um acordo com a UFPR para a instalação de um escritório no campus Juvevê. “Nós entramos com a infra-estrutura e a revista disponibiliza um jornalista científico que irá fazer a ponte para a divulgação do que é pesquisado aqui”, explicou Nivaldo Rizzi, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação.

“Nossa presença física na UFPR facilita o contato com os editores das revistas técnico-científicas, pesquisadores e coordenadores de pós-graduação”, disse o jornalista Roberto Carvalho da nova Sucursal Sul. “Partindo da UFPR e do Paraná, queremos expandir a atuação para Santa Catarina e Rio Grande do Sul trabalhando inclusive matérias integradas.”

A Revista Ciência Hoje trabalha com artigos assinados por pesquisadores e com matérias produzidas por jornalistas. Instalada no DECOM, também está aproveitando a produção de estagiários do curso de Comunicação Social – Jornalismo. O Instituto Ciência Hoje ainda é responsável pela publicação da Revista Ciência Hoje Para Crianças e pelo site www.ciencia.org.br. O material produzido na Sucursal Sul deverá ser aproveitado nos três veículos.

“Estamos totalmente abertos à participação de qualquer pesquisador que tenha interesse em divulgar seu trabalho”, finaliza Carvalho. Os artigos e sugestões de assuntos e pesquisas podem ser enviados para o e-mail chsul@ufpr.br. O telefone da Revista Ciência Hoje na UFPR é o (41) 3313-2038.

Reitor e editores das revistas técnicas
Foto: Patrícia Dorfman

Link(s) relacionado(s):