Imagem Padrão

Dissertação de mestrado em Comunicação da UFPR recebe prêmio do Compolítica

11 maio, 2017
17:06
Por
Ensino e Educação

 

Fernanda, com o presidente do Compolitica, Fernando Lattman-Weltman: mais um prêmio para a UFPR. Imagem: Fernanda de Carvalho.

A UFPR acaba de conquistar mais um prêmio nacional, desta vez no campo da  Comunicação. A dissertação de mestrado de Fernanda Cavassana de Carvalho “A disputa presidencial de 2014 em portais de revistas brasileiras: análise comparativa entre editoria e blog na cobertura eleitoral de Veja e Carta Capital na Internet” recebeu da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política (Compolítica) o prêmio como a melhor da categoria. O prêmio foi entregue pelo presidente da organização, Fernando Lattman-Weltman.

Orientada pelo professor-doutor Emerson Urizzi Cervi, Fernanda recebeu o prêmio nesta quarta-feira (dia 10), na abertura do 7º Congresso da Compolítica. “O prêmio é importante para mostrar a relevância do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR e também um reconhecimento ao meu trabalho”, avalia Fernanda, que é professora do Departamento de Linguagem e Comunicação da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e doutoranda em Ciência Política pela UFPR.

A dissertação

No trabalho, Fernanda – que também faz parte do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública da UFPR – compara as coberturas jornalísticas feitas pela internet de duas das maiores revistas de notícias semanais do Brasil – a Veja e a Carta Capital – nas campanhas dos principais atores políticos  nas eleições presidenciais de 2014, em especial a ex-presidenta Dilma Rousseff  e o senador Aécio Neves. “Foram duas coberturas com posturas ideológicas distintas”, disse a autora.

A metodologia utilizada foi a análise quantitativa de conteúdo. Foram analisados 4703 textos veiculados durante o período de campanha (de 1º de julho a 26 de outubro de 2014), totalizando 4253 publicações de Veja e 450 de Carta Capital, tanto em reportagens jornalísticas quanto em postagens em blogs oficiais dos dois veículos. Os resultados apontam que há mais semelhanças do que diferenças entre a cobertura eleitoral das duas revistas na Internet.

Entre outras conclusões, em linhas gerais, a autora mostrou que a Veja apresentou um conteúdo mais negativo em relação à candidata Dilma Rousseff, sobretudo nos seus blogs. Já a Carta Capital adotou a mesma postura em relação ao candidato Aécio Neves. A íntegra do trabalho pode ser acessada no portal http://www.cpop.ufpr.br/.

 

 

Sugestões

08 maio, 2025

O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]

08 maio, 2025

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]

08 maio, 2025

Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]

07 maio, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]