Dirigentes debatem gestão de pessoas

As permanentes alterações encaminhadas têm dificultado o planejamento e a sistematização das ações a serem desenvolvidas pelos gestores de pessoas. A opinião é unânime entre os dirigentes das IFES do sul do Brasil, que estão reunidos no encontro regional, realizado na Universidade Federal do Paraná.

Na manhã desta quinta-feira, os participantes foram acolhidos pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, que destacou a necessidade de valorização do ser humano, e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Laryssa Martins Born, que representa a região sul junto à CNDP – Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal.

Adelaide Strapasson, diretora de Gestão de Pessoas da UTFPR e representante nacional da CNDP no encontro promovido de forma conjunta pelas duas instituições centenários de ensino (UFPR e UTFPR) destacou a importância da CNDP (a Comissão comemora este ano 30 anos de fundação), no encaminhamento das discussões e soluções para enfrentamento das questões apresentadas. Entre elas, cita a dirigente, esteve a implantação do auxilio saúde per capita, que exigiu grande atenção e longos meses de trabalho.

Adelaide Strapasson destacou, ainda, o desafio a ser enfrentado nesse primeiro semestre, como é exemplo a homologação de concursos para os servidores que somente serão nomeados no segundo semestre, mas que em função ano eleitoral têm que ser homologados até o início de julho. “É uma corrida contra o tempo para conseguir atender todas as demandas”, desabafa.

Na seqüência, os participantes assistiram a palestra proferida pelo vice-reitor da UTFPR, professor Paulo Barbosa, que abordou a temática “Um novo tipo de servidor público no Brasil”. Em seguida, o professor Joel Souza e Silva, do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR, apresentou as “Tendências em Gestão de Pessoas.

Durante toda a tarde, os participantes, reunidos no auditório da Progepe (Dr. Faivre, 590, mezanino), se dividiram em grupos para debater “Contextualização de temas emergentes na Gestão de Pessoas”.

Entre os debatedores, estavam representantes não apenas das promotoras do evento – UFPR e UTFPR (campi de Curitiba, Medianeira, Ponta Grossa, Dois Vizinhos, Pato Branco, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Toledo, Cornélio Procópio e Londrina) mas também do Instituto Federal Catarinense, da Unipampa/RS, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (campi Reitoria, Erechin Bento Gonçalves e Rio Grande) e do Instituto Federal Farroupilha.

Para amanhã, às 9 horas, também no auditório da Progepe, está prevista a palestra do reitor da UFPR. Zaki Akel Sobrinho, que falará sobre “Os desafios em gestão de pessoas”. Às 10 horas, os participantes serão divididos em grupos temáticos para discutir qualificação, capacitação e dimensionamento. O debate será orientado pelos coordenadores José Roberto Cavazzani e Lânia Virginia Busnello, ambos da UFPR, e Rozana Maria de Holanda Pinto, da UTFPR.

Na parte da tarde, às 14 horas, a presidente da Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e representante da Universidade Federal de Minas Gerais, Carmen Regina Maia, proferirá palestra sobre “Ética na Gestão de Pessoas”. No encerramento do encontro, que está previsto para as 17 horas, será apresentada uma carta com questionamentos e sugestões para serem encaminhados e debatidos no encontro nacional, programado para o período de 25 a 28 de maio, em Belo Horizonte.

Mesa de abertura do evento
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Celsina Alves Favorito