Em meio aos atuais desafios causados pelos desastres naturais na região sul, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) promoveu, no dia 21 de novembro, o encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), em Porto Alegre/RS. A Agência vem realizando, desde setembro, ciclos de encontro regionais no âmbito do Sisbin para discutir as mudanças climáticas.
O tema do encontro na região sul foi “Inteligência e Mudanças Climáticas: atuação do poder público frente aos desastres naturais”. Recentemente, os três estados da região – Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina – vêm enfrentando ciclones, enchentes, estiagem, chuvas de granizo e incêndios florestais, provocando mortes e prejuízos econômicos.
A professora da Universidade Federal do Paraná, Alice Grimm, foi convidada para proferir a palestra base do componente técnico-científico do evento, com o título: “Desastres naturais no Brasil: contribuição de oscilações climáticas e de mudanças climáticas”. A docente ainda participou de uma mesa-redonda respondendo perguntas da plateia.


Para Alice, as mudanças climáticas são intensificadas por ações antrópicas, gerando danos materiais e prejuízos. Dados apresentados pela titular da UFPR mostram que o Brasil ficou em terceiro lugar em número de mortes por desastres naturais reportadas na América do Sul de 1970 a 2019, atrás apenas do Peru e da Venezuela.
“Não se poderia atribuir a seca a efeito de tendência da precipitação devido ao aumento de gases de efeito estufa e, consequentemente, aquecimento global, pois modelos apontam aumento de precipitação no sul do Brasil. Contudo, isto exime a mudança antrópica de responsabilidade sobre eventos extremos deste tipo? Não!”, declarou.
Participaram do encontro autoridades federais, estaduais e municipais; acadêmicos e empresários. Entre os presentes, o diretor- geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, e o procurador-chefe da Procuradoria da República da 4a Região, Antônio Carlos Welter.
Com informações da Agência Brasileira de Inteligência
Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]
Atividade de extensão promove preservação museológica e permite ouvir harmônio de Padre Penalva Uma parceria entre a Universidade […]
Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]
Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá O Museu de Arqueologia e Etnologia […]