Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“Desafios jurídicos da laicidade” serão abordados em mesa-redonda na UFPR

.Foto: Reprodução

“Laicidade e ação no Brasil: história e desafios jurídicos” é tema da mesa-redonda que será realizada na UFPR, no dia 12 de setembro, às 19 horas, no Anfiteatro 100 do Edifício D. Pedro I, Reitoria. O evento terá como debatedores o cientista político da UFPR, Gustavo Biscaia de Lacerda, e a advogada Licínia Stevanato, da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/Paraná.

Segundo Gustavo, durante as discussões serão abordados aspectos jurídicos da laicidade e alguns dos desafios contemporâneos que ela enfrenta, especialmente a respeito da saúde reprodutiva. Esta é a segunda mesa-redonda que a UFPR sedia em 2013. Na anterior, foram discutidas questões mais gerais, como os princípios teóricos da laicidade e problemas ligados à sua aplicação em políticas públicas. O evento, promovido através da Marcha pela Laicidade do Estado, é aberto a alunos, professores e técnicos administrativos, bem como, à comunidade em geral.

Relações problemáticas

Segundo Gustavo, Estado laico não é Estado ateu. Laicidade consiste em o Estado não ter nenhuma doutrina oficial, ou seja, não impor aos cidadãos crenças, nem pressionar a sociedade. A laicidade é, portanto, uma garantia da liberdade de pensamento e de expressão. No Brasil, explica, desde sempre as relações entre Igreja e Estado são problemáticas, seja porque a Igreja impunha-se com o poder do Estado, seja porque o Estado costuma intrometer-se nos assuntos das religiões e/ou beneficiar-se das religiões.

Nos últimos anos, de acordo com o cientista, essa relação tornou-se mais problemática devido a, pelo menos, três grandes acontecimentos notáveis: (1) a Concordata, isto é, o acordo diplomático entre o Brasil e a Igreja Católica, ambiguamente com o Vaticano; (2) a afirmação de perspectivas e temas religiosos na campanha presidencial de 2010 (perspectivas e temas que se têm repetido desde então); (3) a eleição do pastor-deputado Marcos Feliciano para Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

Celsina Favorito

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...