Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Desafio Intermodal abre programação do mês da bicicleta

O mês de setembro será marcado por atividades que vão incentivar o uso da bicicleta como veículo nos espaços urbanos. A primeira ‘pedalada’ foi dada na quarta-feira (1º) com a quarta edição Desafio Intermodal, que reuniu 24 pessoas com a seguinte tarefa: utilizar diferentes formas de locomoção para o trajeto que saía da Cietep/Fiep, na Avenida das Torres, com destino ao estacionamento da Arena da Baixada, na Água Verde. Os dois primeiros colocados foram ciclistas.

O resultado repetiu o de edições anteriores. O roteiro do percurso era livre, mas o único ponto obrigatório de passagem era a Praça Santos Andrade. ‘O objetivo foi mostrar a questão da mobilidade em uma cidade que vai receber partidas da Copa de 2014’, afirma o coordenador do projeto Ciclovida na UFPR, José Carlos Belotto. Os dois ciclistas que realizaram o trajeto em menos tempo levaram 28 minutos para conclui-lo. Os outros desafiantes utilizaram motoclicletas, carros, ônibus ou participantes que foram a pé.

‘A bicicleta é o melhor meio de transporte para ir a uma partida de futebol, que concentra muito trânsito ao redor do estádio’, comenta Belotto. Setembro é conhecido como o mês da ‘Arte, Bicicleta e Mobilidade’, e segundo o coordenador, durante todo este período estão programadas atividades como palestras e oficinas de criação de veículos.

O principal evento será o ‘Dia Sem Carro’, marcado para 22 de setembro. ‘Neste dia vamos fazer uma ‘bicicletada’ que vai sair do pátio da Reitoria às 18 horas’, informa. Outra atividade a ser feita é um mutirão pelo abaixo-assinado pela Lei da Bicicleta, que pretende reunir 75 mil assinaturas para conseguir a criação de ciclofaixas em 5% das ruas de Curitiba.

Confira a programação do Mês da Arte, Bicicleta e Mobilidade: http://artebicicletamobilidade.wordpress.com/

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Ciro Campos (estagiário), sob orientação de Fernando César Oliveira