O Programa Ciclovida da UFPR e o Movimento Bicicletada Curitiba promovem nesta quarta-feira (1º) em Curitiba a 4ª edição do Desafio Intermodal.
Às 18 horas, pelo menos 25 participantes – a pé, de carro, moto, ônibus e bicicleta – sairão da sede da Fiep na Avenida das Torres, no bairro Jardim Botânico, com destino ao Estádio Joaquim Américo, no bairro Água Verde. O estádio é um dos doze que devem sediar os jogos de futebol da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Está prevista a participação de cinco clicistas, dois corredores, quatro motoristas, quatro pedestres, quatro usuários de ônibus e quatro motociclistas. Também participam um cadeirante e um cego, ambos de ônibus.
O evento abre o mês da mobilidade em Curitiba. No próximo dia 22 de setembro será comemorado o Dia Mundial Sem Carro.
Cada participante deve sair a pé, buscar seu veículo no estacionamento e também estacioná-lo antes de chegar ao local de destino.
Os participantes do desafio devem passar obrigatoriamente por um ponto intermediário na praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Histórico da UFPR. Haverá tendas do desafio em cada um dos três pontos, e os desafiantes deverão registrar sua assinatura em casa uma delas.
‘Estamos fazendo o trajeto temático da Copa, para que se avalie a locomoção num trecho de aproximadamente seis a oito quilômetros, num horário de pico do trânsito’, explica José Carlos Assunção Belotto, coordenador do projeto Ciclovida da UFPR. ‘Vamos simular um trajeto turístico para que a pessoa, antes de assistir a uma partida, pudesse conhecer a praça Santos Andrade.’
O tempo do percurso é apenas um dos critérios do desafio. Os outros são economia, emissão de poluentes, análise de risco e fatores fisiológicos.
O Desafio Intermodal pretende avaliar a eficiência dos vários modais de transporte disponíveis na cidade. Entre os objetivos da iniciativa estão repensar a mobilidade das pessoas na cidade e estimular o uso da bicicleta, que venceu as três edições anteriores do evento.
‘Qual será o meio de transporte mais eficiente, para atravessar a cidade às seis horas da tarde, horário em que milhares de curitibanos ficam presos no trânsito na volta para casa?’, questiona o material de divulgação do evento. ‘E no contexto da Copa de 2014, como está a mobilidade urbana em Curitiba?’
O Desafio Intermodal não é uma corrida, é uma medição – tudo deve ser feito na velocidade comum de seu cotidiano. As leis de trânsito e as regras de segurança do meio de transporte que usarem devem ser respeitadas.
Ao chegar ao ponto final, cada participante deverá se encaminhar até a tenda do Ciclovida, localizada no Bicicletário Sicupira, no estacionamento da Arena da Baixada, para que seu tempo seja registrado. Os trajetos são escolhidos pelos próprios participantes.
Serviço:
1° de setembro de 2010
Concentração 17h no Cietep/Fiep
Largada: 18h
Ponto intermediário:
Universidade Federal do Paraná, Praça Santos Andrade – Centro
Chegada:
Estacionamento da Arena da Baixada, Água Verde
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Fernando César Oliveira
Acompanhe a situação dos Restaurantes Universitários dia a dia A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem tomando uma […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) alcançaram o primeiro lugar em uma competição internacional de visão computacional […]
Por Priscila Murr Parceria TED INCRA-UFPR viabiliza condições de acesso a documentos fundiários a partir de processo de […]
Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]