Cursos de Tecnologia em Comunicação Institucional e Artes Visuais são avaliados com nota máxima pelo MEC

Os cursos de Artes Visuais e de Tecnologia em Comunicação Institucional, ofertados pela UFPR em Curitiba, receberam o conceito 5, a nota máxima do Ministério da Educação (MEC). A avaliação que renovou o reconhecimento dos cursos foi realizada na Universidade nos dias 5 e 6 de agosto por duas comissões do órgão e do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Aspectos relacionados ao funcionamento dos dois cursos, em especial os referentes à organização didático-pedagógica, ao corpo docente e a infraestrutura, foram analisados pelas equipes. Para o procurador educacional institucional da UFPR, Edmar Almeida de Macedo, a avaliação aponta para a excelência dos cursos e os coloca entre os melhores do Brasil em suas área.

“Além de contarem com um corpo docente de excelência e uma infraestrutura muito boa, o grande destaque da avaliação nos dois cursos foi a organização didático-pedagógica. Ela compreende os currículos dos cursos, as metodologias empregadas, o sistema de avaliação, a gestão do curso, o funcionamento dos colegiados, entre outros aspectos pedagógicos que foram apontados pelos avaliadores como extraordinariamente bem organizados”, informa Edmar.

O curso de Artes Visuais funciona no Campus Batel e é vinculado ao Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod). As aulas do curso Tecnologia em Comunicação Institucional,  vinculado ao Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept), são realizadas no Centro Politécnico.

Para a coordenadora do Curso de Comunicação Institucional, professora Ana Carolina de Araújo Silva, a nota 5 é resultado de um trabalho com foco em formar profissionais de excelência, éticos e qualificados para atuar em múltiplas plataformas da comunicação integrada. O curso foi criado em 2009, junto com o Sept, e já formou 208 alunos. Os egressos estão aptos a gerenciar a comunicação de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, com ênfase em atividades práticas e rápida inserção no mercado de trabalho.

“O corpo docente tem trabalhado, desde o início do curso, para que a formação do comunicador institucional fosse cada vez melhor, mais atualizada e inovadora. O projeto pedagógico e o planejamento estratégico sempre primaram pela atualização do currículo de acordo com a evolução das tecnologias da comunicação, em constante contato com o mercado de trabalho e, ainda, notabilizando-se no desenvolvimento não só do ensino, mas também da pesquisa e da extensão”, afirma a coordenadora.

Os cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais iniciaram as atividades em 2008, a partir da reformulação do curso de Educação Artística, que existia desde os anos 70 na UFPR. “As notas que recebemos – nota máxima no Enade, feito pelos estudantes da licenciatura, e, agora, nota máxima da comissão de avaliação do Inep, do curso de bacharelado, são a comprovação pública de nosso compromisso com a qualidade da formação de nossos estudantes, além de nos alegrar e motivar a continuar nosso trabalho de formação de artistas, artistas-professores, profissionais e pesquisadores em arte”, destaca a coordenadora do Curso de Artes Visuais, professora Luana Veiga.

“As coordenações começaram a desenvolver uma cultura de gestão dos cursos, não apenas da gestão acadêmica, que sempre fizeram com muita competência, mas agora, também, uma gestão administrativa propriamente dos seus cursos – que inclui todos os aspectos levados em consideração na avaliação, como infraestrutura, que são os laboratórios e as salas de aula, por exemplo”, avalia o pró-reitor de Graduação, professor Eduardo Salles de Oliveira Barra.

O gestor explica que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) oferece suporte às coordenações para o processo de avaliação dos cursos. “Temos sempre a preocupação de nos anteciparmos às avaliações que estão para ser realizadas, contatando as coordenações, nos colocando à disposição para colaborar com aquilo que a Prograd pode oferecer, que outras pró-reitorias devem oferecer no processo de avaliação”.

Além de Tecnologia em Comunicação Institucional e Artes Visuais, quatro cursos da UFPR foram avaliados com nota máxima pelo MEC e pelo Inep no primeiro semestre de 2019: Engenharia Ambiental e Sanitária (Pontal do Paraná), Letras Libras (Curitiba), Gestão de Turismo (Matinhos) e Engenharia de Energia (Palotina).

Por Bruna Bertoldi Gonçalves