Curso sobre cartografia reúne movimentos sociais

Começa nesta quinta-feira, no Centro Politécnico o primeiro módulo do curso sobre Cartografia Social: uma ferramenta para o fortalecimento identitário e a mobilização social, promovido pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná. O evento contará com a presença de representantes dos povos e comunidades tradicionais, tais como faxinalenses, cipozeiros, quilombolas, pescadores artesanais, ilhéus do Rio Paraná, integrantes de religiões de matriz africana e indígenas. Também participarão representantes de outros movimentos sociais.

O objetivo do curso é promover uma troca de experiências entre as comunidades tradicionais do sul do país que participam dos processos da Nova Cartografia Social e pesquisadores e estudantes interessados na temática. Durante três dias, os participantes irão debater questões como mapeamento social, conflitos, formas de organizações, fortalecimento dos movimentos sociais e identidades coletivas, além dos acordos que reconhecem as identidades coletivas. O curso contará com a participação de um grande número de pessoas vindas de outras cidades.

Fonte: Maria de Lurdes W. Pereira