Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Odontologia celebra 105 anos

O curso de Odontologia, um dos pioneiros da Universidade Federal do Paraná, celebrou nesta segunda-feira (4) seus 105 anos de existência com uma solenidade que relembrou momentos importantes de sua história.

O ensino odontológico no estado do Paraná surgiu com a instalação da UFPR em 1912. “Os 13 alunos matriculados no curso iniciaram as aulas no dia 15 de março de 1913, em um prédio localizado na Rua Comendador Araújo. A partir desse momento, estava lançada a sorte da Escola de Odontologia”, recordou a coordenadora da graduação, Ângela Fernandes.

Ângela também lembrou que o curso estava vinculado, inicialmente, à Faculdade de Medicina e começou a funcionar de forma independente em 1958, tendo como seu primeiro diretor o professor Júlio Estrela Moreira. Por um longo período, a Faculdade permaneceu como única instituição de formação de cirurgiões-dentistas no estado e, na década de 70, a graduação foi incorporada ao Setor de Ciências da Saúde.

Foto: Marcos Solivan

Nelson Luis Barbosa Rebellato, diretor do Setor de Ciências da Saúde e primeiro cirurgião-dentista e ocupar este cargo, destacou a importância que o curso de Odontologia e a UFPR tiveram em sua formação profissional e pessoal. “O curso e a universidade me deram tudo que tenho e tudo que sou. Sou grato pela instituição por agregar em minha pessoa o sentimento de uma vida ética construída na luta diária para que consigamos, cada vez mais, diminuir as diferenças sociais e as desigualdades, agindo com amor e respeito”.

Rebellato salientou a importância de repassar o conhecimento recebido e reforçou a confiança na graduação. “Eu acredito no curso de Odontologia e na UFPR. Espero que ela possa dar aos futuros egressos a base para a construção de uma vida feliz, digna e de sucesso”.

Ao parabenizar o curso, Graciela Bolzón de Muniz, vice-reitora da UFPR, manifestou a profunda gratidão da universidade a todos os pioneiros. “Hoje reverenciamos o passado com olhos no futuro, ressaltando as raízes desse sonho de fé, de trabalho e de paixão que motivou a formação da nossa universidade. Foram aqueles idealistas, homens e mulheres, de corações generosos e com visão de futuro que sonharam os primeiros sonhos desse curso. Revestidos de nobres idealismos e de uma profunda convicção educativa, esses ilustre profissionais permitiram que a instituição desse seus primeiros passos em um momento que pouco se podia ver da estrada que por eles esperava”.

Graciela salientou, ainda, a grande inserção do curso na sociedade e a contribuição com alto nível científico para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. “Espero que vocês continuem cuidando do sorriso das pessoas, pois esta é a mais pura expressão de felicidade”, finalizou.

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...