Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Oceanografia conquista conceito máximo em avaliação do MEC 

O curso de Oceanografia, do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM) da Universidades Federal do Paraná (UFPR), atingiu nota cinco, conceito máximo, na avaliação do Ministério da Educação (MEC).  

A avaliação com visita presencial (in loco) foi feita com o objetivo de reconhecimento e renovação do reconhecimento. A última visita do órgão havia ocorrido em 2017, quando o curso recebeu nota três. “Depois dessa avaliação, a antiga coordenação do curso iniciou um processo profundo de reforma curricular com base nos instrumentos de avaliação do MEC, que ocasionou esse ótimo resultado”, comenta o atual coordenador do curso, professor Maikon Di Domenico. 

O ministério avaliou quesitos de organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. De acordo com a análise, as condições para o processo de ensino e aprendizagem, a proposta pedagógica e a estrutura das salas de aula e laboratórios atendem as exigências do curso. 

Inaugurado em 2000, o curso de Oceanografia da UFPR foi muito importante para a expansão dos campi da UFPR no interior. O coordenador pontua que o curso foi pioneiro no Brasil com relação à temática socioambiental dentro das oceanografias. “Além disso, internacionalmente também estabelecemos parcerias, junto com o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos”. 

O curso 

A graduação em Oceanografia tem como objetivo prover formação técnico-científica direcionada ao conhecimento, análise e previsão da estrutura e dinâmica de sistemas costeiros e oceânicos, bem como ao gerenciamento das atividades humanas nessas áreas. A formação incentiva uma visão crítica e criativa para a identificação e resolução de problemas, e que resulte numa atuação empreendedora e abrangente no atendimento às demandas da sociedade.  


Foto de destaque: Navio de ensino Ciências do Mar da UFRGS que esteve a serviço dos estudantes da UFPR. Claudio Neves/Portos do Paraná

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...