Catarina: “É fundamental que haja trocas de experiências, o tempo todo.”. Imagem: Samira Chami Neves.
Marilene: “Existe uma grande variedade de instrumentos que podem ser usados para tornar as aulas mais dinâmicas, em consonância com o mundo de hoje”. Imagem: Samira Chami Neves.
A UFPR chega, em 2017, aos oito anos de existência de um dos seus projetos de qualificação de professores mais importantes: o Curso de Metodologia da Educação Superior. Com 90 alunos por semestre e carga de 100 horas (80 virtuais e 20 presenciais), o curso objetiva levar os docentes a refletir sobre suas práticas e aprimorá-las, garantindo mais qualidade ao ensino.
“Muitos professores têm um grande conhecimento sobre suas áreas, mas não de questões pedagógicas, de didática e de procedimentos de ensino. O objetivo do curso é mostrar que existe uma grande variedade de instrumentos que podem ser usados para tornar as aulas mais dinâmicas, em consonância com o mundo de hoje”, explica a coordenadora do projeto, a pedagoga Marilene Reimer.
A diretora da Coordenação de Políticas de Formação do Professor (Copefor), professora-doutora Catarina de Souza Moro, destaca outro aspecto positivo do curso: a interação entre os participantes. “A interação é um princípio que adotamos. É fundamental que haja trocas de experiências, o tempo todo. Isto e a diversidade enriquecem os professores”, comenta.
Teoria e prática da Educação
Resultado de parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e a Copefor, o curso é aberto a todos os docentes da UFPR e possui três módulos. No primeiro, os professores trabalham a parte conceitual (paradigmas da Educação, correntes pedagógicas, etc). No segundo, a prática do magistério, como os procedimentos de ensino. No terceiro, os procedimentos de avaliação. Ao final, os professores elaboram um plano de aula completo e compartilham seus trabalhos com os demais em um banner virtual.
“O nivel é elevado. A exigencia é grande. Há muitas tarefas reflexivas. As turmas são pequenas para que os tutores tenham condições de oerintar todos bem”, explica Marilene. O curso teve sua aula inaugural em 7 de abril – com a professora Maria Isabel da Cunha, que falou sobre o tema ” Docência e prática pedagógica na educação superior: perspectivas e desafios” – e se prolonga até 24 de junho. Na metade de junho, vão se iniciar as inscrições para as turmas do segundo semestre, que começa em agosto.
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