Nesta terça-feira (02/05), o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), divulgou o resultado da avaliação in loco realizada no curso de Expressão Gráfica do setor de Ciências Exatas da UFPR em Curitiba.
O resultado desta avaliação foi o reconhecimento, por parte dos avaliadores, do grau de excelência do curso, que teve o conceito máximo (5) atribuído. A avaliação realizada pelo Inep entre 24 e 26 de abril considera três dimensões: Organização didático-pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Das três dimensões a melhor avaliada foi o corpo docente, que apresenta experiência, produção, formação e demais características que garantem a qualidade do ensino ministrado.
Com o expressivo resultado alcançado por esta avaliação oficial o curso conquistou a renovação do seu reconhecimento pelo MEC. “A PROGRAD só tem a agradecer a todo o empenho e esforço de estudantes, técnico-administrativos, docentes, departamentos, coordenação de curso e Setor de Ciências Exatas que culminou nesse excelente resultado.” Disse o Pró-Reitor de Graduação, Julio Gomes.
O Coordenador do Curso de Expressão Gráfica, Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góes, enfatiza que a avaliação reconheceu o esforço do curso em atualizar os estudantes no uso de ferramentas tecnológicas que estão em constante evolução. Nas palavras dele, “esta nota reflete o trabalho coletivo entre docentes e também estudantes. Nesses 11 anos de existência do curso, já estamos no terceiro currículo, o que evidencia o compromisso deste trabalho para com a sociedade, uma vez que buscamos retornar para a mesma, profissionais atualizados no uso de tecnologias emergentes, na resolução de problemas de modo geral, e apresentação de projetos.”
O Diretor do Setor de Ciências Exatas, Prof. Dr. Alexandre Luis Trovon de Carvalho, também parabenizou o resultado alcançado pelo curso: “Tive o privilégio de participar desde a primeira avaliação do curso de Expressão gráfica de nosso Setor de Ciências Exatas. De lá para cá acompanho o crescimento do curso, e o engajamento dos docentes e estudantes. Hoje, creio, o Curso de Expressão Gráfica alcança sua maturidade de objetivos, conquistando, como consequência, a nota 5 na recente avaliação do MEC. Parabéns, a todos que contribuíram com essa conquista.” Enquanto a Leticia Mara de Meira, Chefe da Unidade de Regulação e Avaliação Institucional da PROGRAD declarou “Este resultado representa o reconhecimento do empenho e dedicação de toda a comunidade acadêmica que não mediu esforços para demonstrar a indiscutível qualidade do curso.”

Com informações da PROGRAD/UFPR
Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]
Atividade de extensão promove preservação museológica e permite ouvir harmônio de Padre Penalva Uma parceria entre a Universidade […]
Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]
Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá O Museu de Arqueologia e Etnologia […]